Canguçu, sábado, 23 de novembro de 2024
Menu

Abertas 2 mil vagas gratuitas para cursos de capacitação profissional do Instituto Proa

Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para os cursos de capacitação on-line gratuita do Instituto Proa para jovens gaúchos. As 2 mil vagas são voltadas para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo o Estado. As inscrições […]


Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para os cursos de capacitação on-line gratuita do Instituto Proa para jovens gaúchos. As 2 mil vagas são voltadas para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo o Estado. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Proa. As aulas têm início em 11 de setembro.

No Estado, o Proa conta com a parceria da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. e da Secretaria da Educação. Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados.

A capacitação do Proa oferece um caminho para a parcela da população que mais sofre com o desemprego. Segundo dados do Ministério da Economia, desde 2016, a taxa média histórica de desemprego passa de 20% entre brasileiros de 18 a 24 anos. É mais que o dobro da taxa geral, que, no primeiro trimestre de 2023, chegou a 8,8%. Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no final de maio, revelou que 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão sem emprego no Brasil. O número representa a maioria, 55%, das pessoas que estão nessa situação no país.

Jovens como Daniela Nunes, de 19 anos, de Gravataí, não integram essa estatística. Ela cursou a última turma de capacitação do Proa no Rio Grande do Sul e agora comemora a vaga de emprego. “Atualmente, menos de um mês após a formatura do Proa, já consegui uma oportunidade em uma empresa que valoriza meu trabalho e sabe identificar o ser humano por trás do colaborador”, destaca Daniela.

A satisfação de conquistar uma vaga de emprego é compartilhada pela jovem Emily Rolim, de 17 anos, de Alvorada. Agora, ela concilia as aulas do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de sua cidade com seu primeiro emprego. “Estou trabalhando graças ao Proa, que me trouxe essa oportunidade incrível de começar tão bem a minha trajetória profissional, além de conhecer pessoas de vários lugares do país que também passaram pela capacitação”, relata Emily.

A capacitação

Durante a capacitação de três meses e 100 horas, os estudantes aprovados no Proa realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia). Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.

O Instituto Proa foi fundado por um grupo de empresários e tem o objetivo de impulsionar jovens com poucas oportunidades a construir suas carreiras no mercado de trabalho. A meta é capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.

Requisitos para inscrição: 

  • ter entre 17 e 22 anos;
  • morar no estado do Rio Grande do Sul;
  • estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública;
  • vagas para o todo o estado do Rio Grande do Sul: 2 mil.

Texto: Ascom FGTAS
Edição: Secom