Agências FGTAS/Sine de Porto Alegre realizam evento para contratação de migrantes
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, promove na sexta (5), das 8h às 12h, o Dia de Atendimento Especializado para Migrantes. O evento é realizado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização Das Nações Unidas (ONU) e será realizado […]
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, promove na sexta (5), das 8h às 12h, o Dia de Atendimento Especializado para Migrantes. O evento é realizado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização Das Nações Unidas (ONU) e será realizado nas agências de Porto Alegre, localizadas no Centro (Rua José Montaury, 31), no bairro Azenha (Av. Carlos Barbosa, 618) e na Zona Norte (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).
Com o apoio de equipe especializada, os migrantes terão atendimento em francês, espanhol, português e inglês. Eles serão encaminhados para serviços públicos e terão auxílio na regularização migratória. Além disso, serão cadastrados no sistema e, aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas de emprego oferecidas, receberão carta de encaminhamento para participarem das entrevistas nas empresas.
As pessoas interessadas em se candidatar às vagas de emprego devem comparecer ao local com número do CPF e um dos seguintes documentos de identificação: Protocolo de Solicitação de Refúgio; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM); Solicitação de Residência (documento aceito excepcionalmente sem foto); Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); Registro Nacional do Estrangeiro (RNE); ou demais documentos de identificação emitidos no Brasil, como carteira de trabalho física ou passaporte.
Mais de 7 mil migrantes empregados
Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a contratação de migrantes pelo mercado formal de trabalho apresenta saldo positivo. No primeiro trimestre de 2023, 7.244 trabalhadores migrantes foram admitidos e 5.648 foram desligados no Rio Grande do Sul. Desse total, 4.801 são homens e 2.443, mulheres.
Texto: Ascom FGTAS
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom