Canguçu recebe projeto contra o bullying na escola
25 instituições de ensino da rede municipal serão contempladas no mês de setembro
Começou na terça-feira (4) o ciclo de apresentações em Canguçu do projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola”, realizado pelo Ministério da Cultura, que já percorreu 10 municípios do interior gaúcho.
A cidade recebe atenção especial, pois será a recordista do projeto, com 25 instituições de ensino da rede municipal contempladas até 25 de setembro. As primeiras escolas são Guido Timm Venzke e Alberto Bergmann Filho.
O projeto se constitui na conversa, contação de história e intervenção literária para alunos da pré-escola, primeiro e segundo anos sobre a temática do bullying pela escritora Márcia Funke Dieter.
O acesso ao projeto também é possível pela internet, pois a contação da história está disponível digitalmente no canal da produtora Lisboa & Rocha no Youtube.
Em nove minutos, Márcia resume as cenas e diálogos contidos nas 20 páginas de sua obra literária, utilizando palavras que misturam a fantasia e a realidade, entrelaçadas para tratar sobre o bullying. Toda a narrativa do vídeo é acompanhada por um intérprete de libras que traduz a história em sinais, permitindo acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência auditiva.
A escritora também realizará palestra para diretores e professores da rede municipal de Canguçu no dia 10 de setembro. No encontro com os docentes, Márcia destacará a importância da leitura da literatura para a educação, abordando, sobretudo, o bullying, foco principal do projeto.
Ao todo, 12 cidades gaúchas serão visitadas somando 268 apresentações. A caravana começou pelo Vale do Rio Pardo, onde percorreu Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Candelária, Barros Cassal, Arroio do Tigre, Sinimbu e Agudo. No Sul do Estado passou por São Lourenço do Sul e se encerra em Camaquã. Depois será a vez de municípios de Santa Catarina.
O projeto Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), tem produção de Lisboa & Rocha Consultoria e conta com Vanessa Müller – Consultoria em Captação de Recursos.