Canguçu, sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Menu

Canguçu registra uma das menores umidades do ar no RS, segundo o INMET

Quaraí liderou o ranking com apenas 17%, seguido por Teutônia, que registrou 22%.


Na tarde de quinta-feira (23), Canguçu se destacou entre os municípios do Rio Grande do Sul com uma das menores umidades relativas do ar registradas no estado, marcando 25,0%. O dado, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), coloca o município na sexta posição da lista. Quaraí liderou o ranking com apenas 17%, seguido por Teutônia, que registrou 22%.

A umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera em relação ao total que ela pode comportar em determinada temperatura. Valores baixos, como os registrados nesta quinta-feira, indicam clima seco, o que pode agravar problemas respiratórios, causar irritação nos olhos e na pele, além de aumentar o risco de incêndios em áreas de vegetação.

Imagem: Divulgação / SEMA RS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda atenção especial quando a umidade cai abaixo de 30%. Nessas condições, é fundamental manter-se hidratado, evitar atividades físicas intensas ao ar livre nos horários mais secos do dia e usar umidificadores ou recipientes com água para aliviar o desconforto em ambientes fechados.