Canguçu, terça-feira, 1 de abril de 2025
Menu

Canguçu terá fim de semana quente e chuva na segunda com a chegada de frente fria

Após dias de calor, instabilidade trará pancadas de chuva e queda nas temperaturas.


O tempo em Canguçu nos próximos dias será marcado por mudanças bruscas, conforme indicam os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Boletim Integrado Agrometeorológico 13/2025. O calor intenso predominará no fim de semana, mas a chegada de uma frente fria na segunda-feira (31) trará chuvas e trovoadas isoladas, resultando em declínio das temperaturas.

Impactos do ciclone extratropical

Na sexta-feira (28), um ciclone extratropical se formou sobre a Bacia do Prata, no sul do Rio Grande do Sul, trazendo tempestades, ventos intensos e possibilidade de granizo em algumas regiões. No sábado (29), o sistema já terá se deslocado para o oceano, mas ainda pode influenciar a nebulosidade e provocar ventos de maior intensidade no litoral gaúcho.

Sábado e domingo: calor e estabilidade

O sábado em Canguçu terá mínimas de 18°C e máximas de 31°C, com poucas nuvens pela manhã e aumento da nebulosidade à tarde e à noite. Os ventos, de fraca intensidade, soprarão predominantemente do setor sudeste. No domingo (30), a previsão indica tempo seco e firme ao longo do dia, com temperaturas variando entre 16°C e 33°C. No final da tarde, porém, a aproximação de um novo sistema frontal pode provocar mudanças nas condições meteorológicas.

Segunda e terça: chuva e queda de temperatura

Na segunda-feira (31), a chegada da frente fria ao Rio Grande do Sul trará chuvas e trovoadas isoladas para Canguçu. As temperaturas terão uma queda perceptível, com mínima de 14°C e máxima de 28°C. A umidade relativa do ar será elevada, variando entre 70% e 100%. Os ventos continuarão fracos, soprando de sul a noroeste.

A instabilidade deve persistir na terça-feira (1º), quando a temperatura continuará em declínio. A mínima será de 13°C e a máxima de 24°C. Os ventos, que passam a soprar de sul a sudeste, devem se intensificar para intensidade moderada.

Prognóstico para os próximos dias

De acordo com o boletim agrometeorológico, a tendência é de chuvas generalizadas em todo o Estado nos próximos sete dias, com volumes variando entre 30 mm e 100 mm na maior parte do território gaúcho. No entanto, no sul do RS e nas áreas próximas à Laguna dos Patos, os acumulados devem ser menores, entre 5 mm e 50 mm. Além disso, na quarta-feira (2), o sistema frontal não terá mais influência sobre o Estado, mas a chegada de uma massa de ar frio poderá provocar uma nova queda nas temperaturas.