Canguçuense Evadison Braga dá detalhes sobre a palestra “Autoconhecimento: o que aconteceu por não estar presente”
Case será apresentado na 55ª Expofeira de Canguçu nesta sexta-feira (18).
O canguçuense Evadison Braga será um dos palestrantes da 55ª Expofeira de Canguçu, abordando o tema: “Autoconhecimento: o que acontece quando não estamos presentes”. A palestra está marcada para esta sexta-feira (18), com início previsto para às 18 horas. Em entrevista exclusiva ao Canguçu Online, Evadison compartilhou detalhes sobre a importância do autoconhecimento e como essa temática pode transformar vidas:
“Já se perguntou por que passamos uma grande parte da nossa vida no ‘piloto automático’?
Tem ideia do efeito disso? Será que pessoas mais saudáveis e prósperas conseguem, de fato, controlar esse piloto automático?
Um certo dia li uma descrição de Mário Quintana onde tinha um diálogo entre duas pessoas: “Que tamanho é o universo, é do tamanho do teu mundo. Mas como sei o tamanho do meu mundo, ele é do tamanho dos teus sonhos.” Percebi aí que somos limitados não só fisicamente por não sairmos explorar outros lugares, como também por nossa mente por viver no automático.
Nas minhas experiências, quase unanimemente, vejo que sim, as pessoas afirmam viver no automático. E então surge a pergunta: como podemos alcançar resultados diferentes se continuamos a repetir os mesmos padrões? Augusto Cury afirma que uma grande parte dos nossos pensamentos de hoje são repetição dos de ontem. Portanto, se desejamos conquistar saúde e prosperidade, é essencial mudar, mas a questão é: como fazer isso, se esses padrões já estão ancorados em uma parte do nosso cérebro? Por que algumas pessoas conseguem mudar e outras não?
Desenvolvi um método, o PCC do Autoconhecimento, que consiste em “Perceber” de onde vem a informação, “Conscientizar-me” do caminho que ela percorre e como interfere no meu comportamento, e “Conectar-me” ao momento presente. Este método permite que eu entenda como transformar esses padrões e viver de forma mais consciente e presente, no controle de criar novos caminhos com intensidade de concentração obtendo uma significativa vantagem física e emocional em grande parte das situações a resolver.
Observando esse processo, aprendi através do conhecimento da Dra. Edete Guimarães que “temos células nervosas que disparam sinais elétricos dia e noite, formando arranjos distintos, chamados padrões de ondas cerebrais. Esses padrões altamente únicos estão intimamente conectados aos nossos pensamentos, emoções, humores e à nossa biologia. Eles influenciam tudo o que fazemos e, na verdade, quem somos.” Portanto, esses padrões de ondas cerebrais têm uma forte influência sobre nossa capacidade de criar novos resultados. Eles podem impedir que formemos novos caminhos neurais, o que é essencial para mudanças. No entanto, é possível gerenciar esses padrões principalmente através da respiração consciente, trazendo harmonia entre coração e mente, e colocando nossa atenção naquilo que realmente importa, recebendo os estímulos externos com presença.
Ofereço esse conceito para que outras pessoas possam refletir e, talvez, alcançar resultados tão positivos quanto os que eu conquistei. Transformei sete enfermidades em saúde plena e percebo que esse conhecimento pode ser aplicado também nas empresas, promovendo não apenas a saúde dos colaboradores, mas também um desenvolvimento mais sólido de foco e criatividade.
O muro que construímos para nos proteger é o mesmo que nos limita de viver lá fora, logo assume o controle da sua vida, entendo como você responde ao meio externo e internamente também, trazendo paz em seus relacionamentos e saúde física, mental e espiritual.”