Canguçu, sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Menu

Comitiva de vereadores visita instalações da empresa que prevê construção de um aterro sanitário no município

Na semana passada, foram realizadas algumas visitas para conhecer os locais onde estão instalados os demais aterros sanitários de responsabilidade da empresa RAC Saneamentos. A instituição possui pretensão de construir moldes semelhantes no município de Canguçu. A Câmara de Vereadores de Canguçu se fez representada pelos vereadores Emerson Henzel Machado (PTB), Iasmin Roloff (PT) e […]


Na semana passada, foram realizadas algumas visitas para conhecer os locais onde estão instalados os demais aterros sanitários de responsabilidade da empresa RAC Saneamentos. A instituição possui pretensão de construir moldes semelhantes no município de Canguçu.

Instalações da empresa RAC Saneamentos (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

A Câmara de Vereadores de Canguçu se fez representada pelos vereadores Emerson Henzel Machado (PTB), Iasmin Roloff (PT) e Marcelo Maron (PTB) o qual se fez presente pela assessora legislativa Bruna Mielke.

O vereador Emerson Henzel Machado (PTB) ressaltou “viemos com o intuito de entender um pouco mais sobre a empresa que irá se instalar no município de Canguçu. Para que assim, possamos esclarecer as dúvidas de nossa comunidade” e enfatiza “é muito importante saber a diferença entre aterro sanitário e lixão”.

A assessora legislativa do vereador Marcelo Maron (PTB), Bruna Mielke, enfatizou “estávamos com algumas dúvidas, falar em lixo é sempre um assunto polêmico” e concluiu “observamos a abertura da empresa, nos apresentaram passo a passo dos processos do início até o final do tratamento”.

A vereadora Iasmin Roloff relatou “foi uma visita muito importante para conhecer a realidade de como é o funcionamento da empresa. Principalmente entender sobre a responsabilidade com a comunidade e o meio ambiente”.


Especificações da empresa

A RAC Saneamentos realiza o gerenciamento final dos resíduos sólidos, não somente industriais como residenciais. A empresa em questão é constantemente fiscalizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAN), um dos órgãos mais rígidos e criteriosos do país.

Visão do aterro sanitário e instalação da empresa (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Com a tecnologia adequada e sem agressão ao meio ambiente, no aterro é realizado todo um trabalho de tratamento e disposição final de resíduos sólidos. A empresa possui centros de visitações, onde recebem cerca de 2 mil alunos por ano para falar sobre a conscientização em relação a produção de lixo e cuidados com o meio ambiente.


Atual finalização do lixo

Canguçu neste momento encaminha seus resíduos para o aterro sanitário de Candiota/RS, o que acaba gerando um custo com transporte para o município. Além disso, ainda atua no recolhimento nas residências urbanas e, em partes, rurais.

A RAC saneamentos que presta o serviço de disposição final dos resíduos apresentou, durante as visitas, suas instalações e processos que serão realizados com o lixo do município. E, conforme as falas dos representantes da empresa, foram declaradas boas intenções de implementação dos serviços de aterro sanitário em Canguçu.

Centro de tratamento de efluentes (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Conforme informado, as mesmas preveem um melhor destino para o lixo produzido no município. Além da quantidade de empregos que poderão ser gerados à comunidade canguçuense.


Objetivo do aterro sanitário no município

Canguçu vem se tornando cada vez mais uma importante potência da região sul. Em diversos setores, sendo evidente seu crescimento, a empresa escolheu o município para instalar suas atividades por conta de uma escala de zero a dez, onde Canguçu é nível nove de possíveis locações para um aterro sanitário.

Local onde as escolas recebem palestras e atividades de conscientização para cuidados com o meio ambiente (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Informações à comunidade

Uma das informações mais importantes levantadas durante as visitas foi o entendimento da diferença entre um aterro sanitário e um lixão. Os resíduos sólidos depositados a céu aberto, sem nenhum cuidado e indevidamente expostos são chamados de lixão. Já no aterro sanitário é realizado todo processo de finalização e, desta forma, criada uma camada de solo que o torna impermeabilizado.

Além disso, um lixão possui um odor forte que acaba causando uma grande procura de animais que transmitem doenças. Enquanto no aterro sanitário o lixo é depositado em locais em que o solo foi previamente tratado e impermeabilizado, ou seja, o lixo não causa cheiro ou qualquer contaminação no solo, após ser submetido aos procedimentos técnicos sanitários do aterro.

No primeiro recipiente, o chorume recém saiu do aterro, já no segundo passou pelo tratamento e é utilizado para irrigação de plantações de arroz (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Visita 1

Na primeira visita, os canguçuenses acompanharam a inauguração do Aterro Sanitário em Santo Antônio da Patrulha/RS. Na oportunidade, foi presenciada a primeira carga de lixo descarregada no local.

Registro de momentos antes do aterro ser inaugurado em Santo Antônio da Patrulha (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Além disso, foi possível observar como acontece todo o processo de impermeabilização dos resíduos desde a sua chegada. Antes mesmo da inauguração deste aterro, já estavam empregados 16 funcionários de forma direta, ambos moradores da região.


Visita 2

A segunda visita aconteceu no Aterro Sanitário de Içara/SC que já existe há mais tempo. Neste local, existe uma estação de tratamento de efluentes. Neste local, acontece todo o processo de decomposição da matéria orgânica existente na massa de resíduos descartados.

Neste momento, o lixo era descarregado para após ser realizado o processo de compactação (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

O aterro sanitário produz uma quantidade significativa de chorume e biogás, os quais passam por um processo de tratamento. Em sequência, a água que provém deste procedimento é tratada e poderá ser utilizada para irrigação de arroz.

Aterro recém construído em Santo Antônio da Patrulha (Foto: Liziane Stoelben / Canguçu Online)

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal