Canguçu, sábado, 30 de novembro de 2024
Menu

Confira balanço das ações do governo desta sexta (3) em resposta às cheias no RS

Na coletiva, o governador anunciou a continuação do Volta por Cima, que destina verbas a famílias extremamente pobres atingidas


Até sexta-feira (3), já foram resgatadas mais de 8 mil pessoas por solo, água e ar nos mais diferentes pontos do Rio Grande do Sul. Mais de 2 mil homens e mulheres das forças de segurança do Estado e pelo menos mais 1 mil das Forças Armadas seguem trabalhando incansavelmente nos salvamentos. Pela manhã, o vice-governador Gabriel Souza se reuniu com integrantes do Gabinete de Crise avançado em Santa Cruz do Sul. As equipes relataram a situação de escolas, demandas das unidades de saúde, o quadro atual das rodovias da região e o fornecimento de energia elétrica e remoção de resíduos sólidos.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) publicou orientações para evitar proliferação de doenças em locais com enchentes. As instruções visam prevenir a população contra a leptospirose e acidentes com animais peçonhentos, assim como a forma correta de fazer a limpeza de locais invadidos por água da chuva.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) firmou acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), que suspendeu a aplicação da prova do Concurso Público Nacional Unificado em todos os estados. A medida busca garantir a condição de igualdade entre os candidatos.

A situação nas barragens contina sendo monitorada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Conforme dados divulgados, quatro estruturas apresentavam situação de emergência e ações de resposta já estavam em andamento.

O Departamento de Assistência Farmacêutica (Deaf), da Secretaria da Saúde (SES), iniciou a organização do fluxo de medicamentos doados para as farmácias públicas municipais.

O Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) recebeu cerca de 300 desabrigados e desalojados. As pessoas atendidas são majoritariamente da região central de Porto Alegre, após a elevação acentuada do nível da água do Guaíba.

Na coletiva de imprensa, no início da noite, o governador Eduardo Leite atualizou os números de pessoas atingidas, resgatadas e de óbitos confirmados. O governador garantiu que não faltarão recursos para a reconstrução das localidades atingidas. Leite também pediu que os moradores da Capital, da região metropolitana e das cidades no caminho de escoamento das águas do Guaíba, pela Lagoa dos Patos, tenham atenção redobrada nos próximos dias devido ao aumento do nível da água.

Fonte: Governo do RS