Canguçu, quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Menu

Conheça Juarez Fonseca, patrono da VII Feira do Livro de Canguçu

Jornalista é o patrono da feira que, em 2024, ocorre com o tema: “no mundo da imaginação, a diversidade entra em ação”.


Acontece em Canguçu, até o dia 30 de junho, a 7ª edição da Feira do Livro no Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento. A temática desta edição é “No mundo da imaginação, a diversidade entra em ação”.

A VII Feira do Livro de Canguçu conta com um patrono ilustre: Juarez Fonseca, renomado jornalista e crítico musical. Com uma carreira extensa e significativa, Fonseca tem sido uma figura influente na cultura brasileira, especialmente no cenário da música popular brasileira. Além de suas colunas em diversos veículos de comunicação, ele é autor de importantes obras literárias e contribuiu significativamente para a promoção da cultura e da leitura.

Durante a abertura do evento, Juarez Fonseca destacou a importância da leitura na vida das pessoas.

“Toda a Feira do Livro é importante. A cultura é fator determinante na vida saudável das pessoas. Pessoa que não lê é uma meia pessoa e que descortina menos as coisas. A melhor maneira que as pessoas tem para entrar nesse mundo é se “divertir” ao ler.”

Juarez Fonseca, patrono da VII Feira do Livro de Canguçu

O patrono

Nascido em Canguçu, Rio Grande do Sul, em 1946, Juarez Fonseca é um jornalista e crítico musical com uma carreira marcada por seu trabalho em veículos como Folha da Tarde e Zero Hora (1974-1996), onde atuou como editor do Segundo Caderno e do suplemento Cultura. Nos anos 1970, ele colaborou com diversas publicações da imprensa alternativa, explorando a cultura musical brasileira.

Fonseca é um pesquisador dedicado da música brasileira, além de produtor de discos e shows. Ele também foi coordenador de Música na Secretaria da Cultura de Porto Alegre e integrou o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Desde 1996, escreve colunas de música para o jornal ABC Domingo de Novo Hamburgo, a revista Aplauso de Porto Alegre e a revista Sucesso de São Paulo. Juarez Fonseca é conselheiro do Santander Cultural.

Entre suas publicações, destaca-se a biografia do trovador Gildo de Freitas (Tchê/RBS). Ele também contribuiu para os livros “Sombras e Luzes – Um olhar sobre o século” (Samrig/L&PM), “Gaúchos – Líderes e vencedores do Século XX” (Assembléia Legislativa/Federasul), e para as antologias “Nós, os gaúchos” e “Sobre Porto Alegre” (ambas da Editora da Universidade). Pela L&PM, publicou “Ora bolas – o humor de Mario Quintana”, uma coletânea de histórias sobre o poeta contadas por amigos, familiares e conhecidos.

 

*Colaborou: Tais Becker