Defesa Civil emite dois alertas para o RS: risco de evento severo e possibilidade de inundações em várias regiões
Previsão indica chuva forte, ventos de até 80 km/h, descargas elétricas e risco de inundações no Estado entre segunda (7) e quinta-feira (10).
A Defesa Civil estadual emitiu nesta segunda-feira (7) dois alertas importantes para a população do Rio Grande do Sul: um meteorológico e outro hidrológico. Ambos indicam a intensificação de fenômenos climáticos severos e ampliam o status de atenção e alerta para incluir a possibilidade de evento severo (vermelho) e inundações, especialmente em regiões do litoral, Campanha, Sul e áreas de cabeceiras de rios.
Alerta Meteorológico
O Centro de Monitoramento Meteorológico atualizou os prognósticos devido ao avanço e aprofundamento de um sistema de baixa pressão, associado ao fluxo de umidade vindo do Norte do País e do oceano. O cenário se agrava entre segunda-feira (7) e quinta-feira (10), com chuvas fortes e persistentes em praticamente todo o Estado, acompanhadas de descargas elétricas, ventos intensos e possibilidade de alagamentos.
Na segunda-feira, dia 7, os volumes de chuva devem variar entre 40 a 80 mm/dia nas regiões das Missões, Fronteira Oeste e Centro, podendo alcançar 100 mm/dia na Campanha e Oeste. Os ventos podem chegar a 80 km/h em pontos do Sul, Costa Doce e Litoral Sul e Médio.
Na terça-feira (8), a situação se intensifica em áreas como a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Costa Doce e Litoral Norte. Os acumulados de chuva variam entre 30 e 60 mm/dia, podendo ultrapassar os 100 mm/dia em pontos do Sul e Litoral. A previsão ainda alerta para ressaca no mar, com ondas de até 3 metros.

Alerta Hidrológico
Paralelamente, a Defesa Civil também emitiu alerta hidrológico, ampliando o status de risco de atenção e alerta para inundações. Com os altos volumes de chuva previstos, há possibilidade de elevação de níveis em pequenos rios e arroios, além de alagamentos urbanos, enxurradas e movimentos de massa em áreas de encostas.
A condição atual é de estabilidade na maior parte dos rios gaúchos, mas com tendência de elevação especialmente no Oeste. O risco mais crítico se concentra nas cidades do Litoral Norte e nas cabeceiras do Rio dos Sinos, destacadas em vermelho no mapa hidrológico, onde há potencial para inundações significativas.

Recomendações à população
A Defesa Civil orienta a população a monitorar os canais oficiais, evitar áreas de alagamento, não atravessar ruas inundadas e manter atenção redobrada em locais de risco. Em caso de emergência, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a própria Defesa Civil (199).