Dia dos Pais no Brasil: da Ideia à Comemoração Nacional
Como essa data se tornou um dia de celebração aos pais
No território brasileiro, a celebração do Dia dos Pais ocorre no segundo domingo do mês de agosto. A concepção dessa data comemorativa teve origem a partir da iniciativa do publicitário Sylvio Bhering no ano de 1953.
O intuito era impulsionar as atividades comerciais no segundo semestre, aproveitando que o Dia das Mães alavancava a economia no primeiro semestre e o Natal no final do ano.
Na posição de diretor do jornal O Globo, situado no Rio de Janeiro, Sylvio Bhering definiu o dia 16 de agosto como o Dia do Papai, uma data a ser incluída em seu rol de comemorações.
A data foi especificamente escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, figura paterna de Maria e avô de Jesus Cristo.
A celebração, inicialmente local, logo se expandiu por todo o país, até que se deliberou oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, seguindo um padrão análogo ao Dia das Mães, festejado no segundo domingo de maio.
Atualmente, o Dia dos Pais revela-se altamente lucrativo no Brasil, assim como outras datas de cunho comemorativo.
O segundo domingo de agosto figura como a quarta ocasião mais rentável para os comerciantes, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.