Canguçu, sexta-feira, 4 de abril de 2025
Menu

Dudu Moraes apresenta TCC na UFPel: artista com Síndrome de Down é criador da primeira torcida inclusiva do Brasil

Defesa acontece nesta terça (25), às 17h30, na galeria de arte da Universidade Federal de Pelotas


Nesta terça-feira (25), às 17h30, a galeria de arte da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será palco de um momento emocionante: a apresentação da banca de TCC de Eduardo Moraes, o Dudu, de 27 anos. Aluno do curso de bacharelado em Artes Visuais, Dudu tem Síndrome de Down e tem se destacado não apenas na universidade, mas também na vida pública, por seu ativismo e iniciativas de inclusão.

Irmão de Gabriel Veiz, criador do projeto Graffite Down — que busca dar visibilidade e fortalecer o protagonismo de pessoas com Síndrome de Down por meio da arte urbana —, Dudu inspira e mobiliza sua comunidade. Entre seus feitos mais importantes está a criação da Xavadown, a primeira torcida no país composta exclusivamente por pessoas com Síndrome de Down. A torcida, que apoia o Grêmio Esportivo Brasil, da cidade de Pelotas, é símbolo de inclusão, diversidade e amor pelo futebol.

Local onde a torcida criada por Dudu acompanha os jogos no Bento Freitas. Foto: Volmer Perez

A apresentação do TCC acontece poucos dias após o Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, o que torna o momento ainda mais significativo. A expectativa é de uma grande presença de amigos, familiares, colegas e admiradores que acompanham a trajetória de Dudu, que segue rompendo barreiras e mostrando que a arte e o esporte são poderosos instrumentos de transformação social.