Canguçu, sábado, 30 de novembro de 2024
Menu

Escola divulga nota de esclarecimento sobre suposto caso de racismo registrado em Canguçu

Após a repercussão do suposto caso de racismo envolvendo estudantes que participaram da Ciranda Estudantil Nativista (Ciena), a Escola Presidente Castelo Branco emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto. A nota foi publicada nesta segunda (24). Confira o texto na íntegra. Leia também: VÍDEO: suposto caso de racismo é registrado na Ciena “NOTA DE […]


Após a repercussão do suposto caso de racismo envolvendo estudantes que participaram da Ciranda Estudantil Nativista (Ciena), a Escola Presidente Castelo Branco emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto. A nota foi publicada nesta segunda (24). Confira o texto na íntegra.

Leia também: VÍDEO: suposto caso de racismo é registrado na Ciena

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, por meio de sua direção e na pessoa dos pais dos alunos envolvidos no lamentável episódio, vem a público prestar esclarecimentos a respeito dos fatos ocorridos durante a 35ª Ciranda Estudantil Nativista (CIENA), fato ocorrido no dia 21 de outubro de 2022, quando duas das juradas do Evento, de forma leviana e sem qualquer prova dos fatos, imputaram a prática de atos de injúria racial contra alunos da Escola Municipal Presidente Castelo Branco durante a bela apresentação que os alunos da Escola Municipal Guido Timm Venske realizavam no evento.

Por conta do mencionado episódio a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, por meio de sua direção e também por meio dos pais dos alunos evolvidos, vem a público manifestar sua completa indignação com os acontecimentos da última sexta-feira, pois as acusações perpetradas pelas senhoras juradas não são verdadeiras. Isso porque

JAMAIS qualquer aluno da Instituição Educacional feriu a honra dos alunos que estavam em meio a apresentação.

Em verdade, as acusações não passam de verdadeiros atos de calúnia, injúria e difamação aos alunos da nossa Instituição, razão pela qual a Escola Municipal Presidente Castelo Branco, juntamente com os pais dos alunos envolvidos, já tomaram todas as medidas judicias cabíveis em relação as senhoras juradas, que responderão pelas acusações inverídicas e levianas perpetradas contra os alunos e contra a Instituição, nas esferas civil e criminal.

Reiteramos que não existem mínimos indícios de prova das acusações noticiadas contra os alunos, por isso, a avassaladora maioria dos representantes das comunidades escolares estão indignados com as acusações oferecidas pelas juradas.

Ademais, importante salientar que, desde o momento do suposto fato a direção da Escola e os pais dos alunos envolvidos, estão em busca da verdade real pois, diferente do que está sendo veiculado nos canais midiáticos, foram estes que pleitearam o comparecimento da Brigada Militar no Evento.

Finalizamos ressaltando que tanto a Instituição Presidente Castelo Branco, quanto os pais dos alunos envolvidos, já foram até as autoridades para cobrarem a celeridade na apuração dos fatos ocorridos.

Canguçu/RS, 24 de outubro de 2022″.