GALERIA DE FOTOS: relembre como era a vida dos canguçuenses antigamente
O mês de junho é anualmente repleto de festividades pelo aniversário de Canguçu. Reconhecido nacionalmente pela sua cultura mista, o modelo de vida da agricultura familiar se perpetua desde o início de sua história. O município historicamente atua na preservação da cultura pomerana — com a perpetuação da língua e dos costumes — e no […]
O mês de junho é anualmente repleto de festividades pelo aniversário de Canguçu. Reconhecido nacionalmente pela sua cultura mista, o modelo de vida da agricultura familiar se perpetua desde o início de sua história. O município historicamente atua na preservação da cultura pomerana — com a perpetuação da língua e dos costumes — e no resgate histórico da cultura africana. Por meio dos quilombos, Canguçu tem o maior número de comunidades quilombolas do estado do Rio Grande do Sul.
Canguçu foi o 22º município gaúcho a ser criado, por desmembramento do de Piratini. Da fundação portuguesa do Rio Grande do Sul em 1737, com o desembarque do Brigadeiro Silva Paes na cidade do Rio Grande atual, e até a criação do município de Canguçu em 1857. No próximo dia 27 de junho, o município faz 165 anos.
Considerado o município com o maior número de minifúndios do Brasil, Canguçu possui cerca de 14 mil propriedades rurais. Mas você sabe sobre o passado, o que estas terras já presenciaram? Para entender um pouco mais sobre as vivências da Serra do Tapes, o Canguçu Online separou uma galeria de imagens para recordar momentos históricos do município.