Canguçu, quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Menu

IBGE encerra coleta de dados do Censo Demográfico

Em dados preliminares, o instituto aponta diminuição na população de Canguçu


O Ministério do Planejamento e Orçamento informou nesta quarta-feira (1º) que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou na noite de terça-feira (28) a coleta de dados do Censo Demográfico 2022. A etapa de apuração de dados já começou e os primeiros resultados serão divulgados em abril. No começo do ano, a Prefeitura de Canguçu precisou contestar a divulgação preliminar de dados que apontava a diminuição na população canguçuense, em relação a anos anteriores.

Cerca de 92% da população brasileira foi recenseada, montante que compreende 189,4 milhões de pessoas. Na prévia informada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a população brasileira foi estimada pelo IBGE em 207,8 milhões.

Na prévia do Censo 2022 divulgada no começo do ano, a população de Canguçu era estimada em 48,9 mil habitantes – uma queda em comparação ao Censo 2021 onde se estimava uma população de 56,3 mil pessoas – o que levaria a uma queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para Canguçu e outras 46 cidades gaúchas.
Depois de contestações do executivo canguçuense no Tribunal e da movimentação das outras cidades envolvidas, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o uso por parte do TCU do Censo Demográfico do IBGE para distribuir as verbas entre os municípios.
Caso a determinação não fosse suspensa, Canguçu iria deixar de receber mais de R$ 3 milhões.

Com a dificuldade enfrentada pelos recenseadores do IBGE para coleta de dados da população, foi realizado um esforço pela Ouvidoria Municipal para que a comunidade canguçuense respondesse ao questionário do órgão federal.