Igreja Pentecostal o Brasil para Cristo completa 59 anos em Canguçu
Nesta sexta-feira (27) é comemorado o aniversário de 59 anos da Igreja Pentecostal o Brasil para Cristo, Mistério do pastor Alessandro Dutra, em Canguçu. A instituição religiosa foi fundada na localidade da Glória, interior do município, em 1962. As atividades foram iniciadas após os fiéis construírem uma capela de madeira em um terreno doado pela […]
Nesta sexta-feira (27) é comemorado o aniversário de 59 anos da Igreja Pentecostal o Brasil para Cristo, Mistério do pastor Alessandro Dutra, em Canguçu. A instituição religiosa foi fundada na localidade da Glória, interior do município, em 1962. As atividades foram iniciadas após os fiéis construírem uma capela de madeira em um terreno doado pela comunidade.
Atuam com os princípios da fidelidade a Deus e a bíblia, da generosidade através da ajuda às pessoas com maior necessidade e da gratidão, sendo grato pelas conquistas de suas vidas. Atualmente, a igreja é comandada pelo pastor Alessandro Dutra que está no município há três anos. Apesar das dificuldades que enfrentou devido a pandemia de covid-19, desde sua chegada, a igreja cresceu muito com seu trabalho, foram realizadas manutenções nas instalações, ampliado o número de membros e de recursos financeiros.
Para que as conquistas da igreja sejam possíveis, é realizada todo um trabalho de coordenação pelo pastor, apoiado pelos membros que prestam vasta assistência ao ministério. Como exemplo do irmão Paulo Peres, coordenador do instituto de ações sociais, que atua diariamente em prol da comunidade com a arrecadação de roupas e alimentos. Além de participar de um grupo de membros que desenvolvem atividades de união entre as igrejas evangélicas. “Buscamos valorizar também as igrejas menores, com o nosso trabalho de união e fortalecimento”, conta Paulo.
Ações desenvolvidas
A organização religiosa presta um trabalho social em Canguçu. Ele é dedicado aos ensinamentos de Deus, estudos da bíblia e expansão da mensagem do Evangelho. Para que sejam viabilizadas as ações, os membros organizam cultos e lives das atividades promovidas pelo pastor Alessandro.
Nas igrejas existentes no município, são realizados encontros, congressos evangelísticas, através dos meios de comunicação disponíveis. A instituição possuí um trabalho de com as crianças, em parceria com uma escola de música, os pequenos participam de aulas gratuitas e com os jovens são realizadas as evangelizações e atividades voltadas a palestras nas escolas sobre drogas, violência infantil e doméstica.
As mulheres são encarregadas das distribuições de roupas, os homens de reformas de casas em mutirões e manutenções na igreja. Também são organizadas ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social – com doações de roupa e alimentos – enfermos, órfãos, viúvas, idosos. Quando necessário, são organizadas visitas às escolas, creches, hospitais, lar de idosos e etc. Todas as ações buscam promover a comunhão entre os seus congregados, sob as orientações dos ensinamentos cristãos.
“São quase 60 anos abençoando vidas. Não se tem, ao longo desse tempo, alguém que tenha sido prejudicado pela igreja ou enganado. Então, a gente agradece a Deus pela comunidade de Canguçu que faz parte da igreja. Nesses últimos três anos, a igreja tem vivido um novo tempo, uma nova realidade de crescimento e avanço. Sendo uma das maiores igrejas da cidade que agora comemora seus 59 anos”, comemora o pastor.
Projetos futuros
O pastor conta que a maior necessidade existente em Canguçu é a administração de recursos, pensando nisso, pretende investir em cursos de formação de diferentes áreas de conhecimento para os fiéis. Entre outros, um dos objetivos futuros na igreja será a construção de um centro de eventos que irá com salas de aula, prédio para cultos e loja de utensílios.
“A expectativa é que a igreja cresça cada vez mais. Daqui três anos a gente já chega na casa de mil membros, é o que esperamos e estamos trabalhando para isso. Queremos somar com a comunidade, abençoar a vida porque Deus mudará sua vida. Nós pregamos mudança de vida e de comportamento”, e o pastor reforça “eu gostaria de convidar toda a comunidade Canguçu e da região a participar conosco e fazer parte da Igreja o Brasil para Cristo”.