IMAGEM: multidão participa da inauguração da estação ferroviária e do trem em Canguçu
A imagem registra a inauguração da estação ferroviária e do trem em Canguçu. Realizada em 1952, a cerimônia contou com uma multidão de pessoas que acompanhava a chegada da estação. Conforme o Blog Estações Ferroviárias do Brasil, existem outra provável data da chegada dos trilhos à cidade, que teria sido em 16 de outubro de […]
A imagem registra a inauguração da estação ferroviária e do trem em Canguçu. Realizada em 1952, a cerimônia contou com uma multidão de pessoas que acompanhava a chegada da estação.
Conforme o Blog Estações Ferroviárias do Brasil, existem outra provável data da chegada dos trilhos à cidade, que teria sido em 16 de outubro de 1948, nos arredores da cidade e 9 de julho de 1950 seria a conclusão das obras do ramal.
A data de 12 de novembro de 1948 também é citada em acervos fotográficos de Canguçu. O site ainda aponta que somente a partir de 1952 houve trens no município. Como na época o meio de transporte era tido como uma das possibilidades mais rápidas existentes, o prédio da estação contava com um armazém para bagagens e encomendas.
O blog reforça que existiam opções como banheiros femininos e masculinos, telégrafo, quarto para telegrafista e buffet. Uma das opções de destinos era a cidade de Santa Maria, existia uma linha que passava, também, por Pelotas e Rio Grande. Em 1963, o trem foi todo erradicado e suas estações fechadas.
No 2002, o local virou prédio estava totalmente diferente, sendo ocupado por uma cooperativa de laticínios. Acredita-se que seria o local onde ficava a cooperativa Cosulati, que, atualmente, pertence ao supermercado Krolow.
*Com informações Blog Estações Ferroviárias do Brasil, Museu “Capitão Henrique José Barbosa”, IBGEf