Junho registra o menor número de roubos de veículos dos últimos 13 anos
Mais de 90% das cidades gaúchas não registraram ocorrência
Com reforço das ações policiais, o mês de junho registrou o menor número de roubos de veículos desde o início da série histórica em 2010. Foram 306 casos, uma redução de 14% em relação a junho de 2022, quando foram registradas 356 ocorrências. Mais de 91% dos municípios gaúchos não registraram um caso sequer. As ocorrências se concentraram em 43 dos 497 municípios do Estado.
O segundo menor índice da série histórica já havia sido registrado em maio de 2023, com 314 ocorrências. Em função das quedas constantes e históricas, o primeiro semestre deste ano terminou com redução recorde de roubos de veículos.
O resultado é consequência do trabalho de planejamento estratégico da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e de suas vinculadas. Como há um crescimento da frota no Rio Grande do Sul, os números enfatizam a importância do trabalho das forças de segurança. Nos últimos dez anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um crescimento de quase 43% da circulação de carros, passando de 5,5 milhões de automóveis, em 2012, para 7,8 milhões, em 2022.
Para o titular da SSP, Sandro Caron, essa marca histórica é resultado dos esforços concentrados pelas forças policiais no combate direto à criminalidade no Estado. “Com base nos serviços de inteligência, seguimos monitorando os pontos estratégicos do Estado para ampliar a nossa pressão operacional. Diariamente, realizamos um mapeamento de todas as ocorrências de roubos de veículos no Rio Grande do Sul para melhor direcionar as ações preventivas e repressivas”, destacou.
Fonte: Secom/RS