Canguçu, sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Menu

Maica Tainara é homenageada na Assembleia Legislativa do RS por sua trajetória de luta e inclusão social A

Vereadora eleita recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra.


A vereadora eleita Maica Tainara, de Canguçu/RS, recebeu nesta quinta-feira (21), a Medalha Zumbi dos Palmares durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre, e reconheceu a trajetória de Maica na luta pela igualdade racial e fortalecimento da identidade afro-brasileira.

Filha e neta de agricultores e nascida na comunidade Potreiro Grande, no 2º distrito de Canguçu, Maica foi a primeira mulher negra e quilombola eleita vereadora no estado, com 998 votos. Por mais de 11 anos, atuou como coordenadora de etnias, sendo referência em políticas públicas voltadas à comunidade negra no município. É formada em gestão ambiental e serviços previdenciários, atua como promotora legal popular e é representante da ONG CIEM.

“Receber a Medalha Zumbi dos Palmares representa muitos anos de luta pela igualdade racial, pelo fortalecimento da identidade afro-brasileira e pela justiça social. Continuaremos defendendo as pautas das comunidades e de toda a população canguçuense”, afirmou Maica.

A indicação ao prêmio foi feita pela deputada estadual Laura Sito, que reconheceu a relevância da atuação de Maica em defesa dos direitos das comunidades quilombolas e da população negra. A vereadora também se destaca por seu trabalho em favor das pessoas mais vulneráveis, demonstrando seu compromisso com a garantia de direitos e a inclusão social.