Maica Tainara será homenageada na Assembleia Legislativa do RS
Vereadora eleita em Canguçu é a primeira mulher negra e quilombola a se eleger no Rio Grande do Sul
A vereadora eleita Maica Tainara, de Canguçu, será homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul no próximo dia 21 de novembro, às 14h, durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Na ocasião, ela receberá a Medalha Zumbi dos Palmares, um reconhecimento por sua trajetória de luta pela igualdade racial e pelo fortalecimento da identidade afro-brasileira.
Maica Tainara fez história ao se tornar a primeira vereadora mulher negra e quilombola eleita no Rio Grande do Sul, com 998 votos. Quilombola, filha e neta de agricultores, ela nasceu e foi criada na comunidade Potreiro Grande, no 2º distrito de Canguçu. Sua trajetória é marcada pela atuação em defesa das comunidades quilombolas, tanto como educadora quanto como coordenadora de etnias.
Para Maica, a homenagem reflete os anos de dedicação e resistência. “Receber a Medalha Zumbi dos Palmares representa muitos anos de luta pela igualdade racial, no fortalecimento da identidade afro-brasileira e na contribuição para a justiça social”, destaca a canguçuense, que também é ex-coordenadora de Etnias, com atuação nas áreas de gestão ambiental e serviços previdenciários.
A indicação para a homenagem foi feita pela deputada estadual Laura Sito, reconhecendo o trabalho de Maica na defesa dos direitos das mulheres negras e na valorização das comunidades quilombolas. “Esta conquista não é só minha, mas de todos que acreditaram que é possível ocupar espaços públicos com representatividade, compromisso e renovação de ideias”, reforça Maica. Com um compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade, a vereadora eleita segue sua missão de construir um futuro mais justo e igualitário para todos.
A solenidade ocorrerá no dia 21 de novembro, às 14h, no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre, e será aberta ao público.