Canguçu, quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Menu

Metsul diz que sul enfrentará episódio “excepcionalmente seco” em junho

A curto e médio prazos, dias de temperatura muito baixa não devem ocorrer no RS.


De acordo com a MetSul Meteorologia, o frio de inverno deve dar uma pausa no Rio Grande do Sul e em uma extensa área da América do Sul, tanto no Brasil como em países vizinhos.
De acordo com os modelos climáticos, uma grande massa de ar quente com temperatura acima a muito acima da média vai tomar conta de uma extensa área da América do Sul ao menos até a metade do mês, trazendo condições radicalmente distintas do normal para o clima de junho.

A curto e médio prazos, dias de temperatura muito baixa não devem ocorrer no RS.

A massa de ar quente que está chegando vai predominar no estado pelo menos até a metade do mês, com temperaturas significativamente acima do normal para esta época do ano. Ainda pode fazer um pouco de frio durante a madrugada, já que as noites de junho são longas, mas as tardes terão temperaturas muito acima da média.

Além disso, a persistência desse ar quente, que bloqueia a instabilidade atmosférica, resultará em uma diminuição das chuvas no Sul do Brasil. Portanto, após o fim de abril e o chuvoso mês de maio, a tendência é de um período prolongado de pouca chuva no Rio Grande do Sul.