Canguçu, domingo, 22 de setembro de 2024
Menu

Ouvidorias realizam mutirão de atendimento a usuários do serviço público em evento no parque da Redenção

Ação faz parte do projeto “O Rio Grande Te Escuta”, que busca difundir os canais para comunicação do cidadão com o poder público


Para difundir o trabalho de qualidade realizado pelas ouvidorias públicas no atendimento ao cidadão, 14 órgãos da área realizaram um mutirão de aproximação com a população no parque da Redenção, em Porto Alegre, no sábado (28). Em tenda instalada próxima ao Monumento ao Expedicionário, os frequentadores do parque puderam conversar com servidores de 14 ouvidorias, entender a atividade de cada uma e tirar dúvidas.

A ação faz parte do projeto “O Rio Grande Te Escuta – Ouvidorias RS”, coordenado pelo Governo do Estado e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O lançamento ocorreu na terça-feira (24), no Palácio da Justiça, na capital. A ação ao ar livre no sábado foi a primeira de outras realizações previstas.

No evento na Redenção também foram distribuídos exemplares do Guia das Ouvidorias. A publicação traz a relação desses órgãos públicos nos Poderes Executivos estadual e municipal, no Judiciário e no Legislativo, descreve a área de atuação e informa os meios de contato. O calor da manhã que incentivou a ida ao parque trouxe um fluxo considerável de pessoas em busca de informações. Uma intérprete em Libras estava no estande para fazer atendimento a surdos.
A ouvidora-geral do Estado, Viviane Migliavacca, explicou que quando é preciso encaminhar um pedido de informações ou mesmo uma reclamação sobre atendimento ou um serviço, as ouvidorias são o caminho. As estruturas estão montadas com profissionais especializados em encaminhar as demandas e dar um retorno para o cidadão no final do processo.

“Ouvidoria é um canal de comunicação dos usuários de serviços públicos com a administração, sendo importante instância de controle, participação e fortalecimento da democracia. Na sua missão está o oferecimento de meios eficazes para a comunicação de qualidade da sociedade com o poder público, bem como no acompanhamento do atendimento das demandas recebidas”, disse Viviane.

Ligada à Casa Civil do Governo do RS, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) recebeu, nos primeiros nove meses do ano, a 8.013 contatos, entre sugestões, dúvidas, elogios e reclamações. O Canal Denúncia, 3.251. As solicitações por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) chegaram a 2.675 no período. A OGE faz atendimento eletrônico, por meio do site e do e-mail ouvidoriageral@casacivil.rs.gov.br, pelo telefone 0800-541-6136, e presencialmente, no térreo do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), localizado na avenida Borges de Medeiros, 1.501, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

Clique aqui e acesse versão eletrônica do Guia das Ouvidorias.

Participantes do projeto “Rio Grande Te Escuta – Ouvidorias RS”:

  • Ouvidoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ouvidoria da Brigada Militar
  • Ouvidoria da Assembleia Legislativa
  • Ouvidoria da Defensoria Pública do RS
  • Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RS
  • Ouvidoria da Prefeitura de Porto Alegre
  • Ouvidoria do Ministério Público do RS
  • Ouvidoria do Tribunal de Contas do RS
  • Ouvidoria da Justiça Militar do Estado
  • Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
  • Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral
  • Ouvidoria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
  • Polícia Civil do RS
Fonte: Governo do RS