Canguçu, domingo, 20 de abril de 2025
Menu

Pedágios da Região Sul não terão reajuste em 2025

Anúncio feito pelo deputado Daniel Trzeciak, em frente à ANTT, traz alívio para motoristas e empresários da região Sul.


O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (14) que o valor dos pedágios da Região Sul, localizados na BR-116 e BR-392, não sofrerão reajuste em 2025. O comunicado foi feito em frente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, após reunião com o diretor-geral do órgão, Rafael Vitale.

A decisão representa um alívio para os moradores da região, que convivem com a tarifa considerada a mais alta do país. Atualmente, o custo da passagem nas praças de pedágios administradas pela Ecosul é de R$ 19,60.

“Já sabíamos no final do ano passado que não haveria reajuste na virada do ano, e agora temos a confirmação de que a tarifa será mantida até o final do contrato”, declarou Trzeciak.

O contrato vigente para a concessão do pedágio se encerra em março de 2026, e o parlamentar reforçou que esta é uma oportunidade para redefinir o modelo tarifário na região: “O pedágio com esse valor inviabiliza o crescimento da metade sul do estado. Qual indústria vai querer se instalar em uma região com uma tarifa tão alta? Já é difícil manter as poucas empresas que temos”, pontuou.

Apesar da não elevação do custo do pedágio, Trzeciak alertou para novos desafios. Ele criticou o projeto do governo federal que prevê a ampliação de praças de pedágio na BR-116, entre Camaquã e Porto Alegre. “Sei que não há motivo para comemorar, mas ao menos garantimos que, em 2025, o peso no bolso do cidadão não será ainda maior”, concluiu o deputado.

Assista ao vídeo: