Secretaria de Inovação levará soluções tecnológicas e iniciativas de reconstrução para Expointer 2024
A feira será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizará uma série de ações na Expointer 2024, com destaque para a apresentação de soluções tecnológicas para o agronegócio e a divulgação de iniciativas para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Lançada oficialmente na segunda-feira (12), a 47ª edição da feira agropecuária ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Presente no encontro de lançamento, a titular da Sict, Simone Stülp, destacou a importância das parcerias entre governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada – que formam a quádrupla hélice da inovação – para a retomada do estado. “Essas colaborações são essenciais para fomentar a inovação, a fim de fortalecer a economia do Estado, e a Expointer é um grande momento para mostrar a força do povo gaúcho”, disse.
Assim como nos últimos anos, a secretaria participa da curadoria do RS Innovation Agro, que estará em um novo local, na entrada do parque. O espaço, que passa a se chamar RS Innovation Agro + Smart Cities, receberá, entre outras programações, workshops organizados pela Sict, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e a Rede de Inovação do Agronegócio do RS (Riagro). O objetivo é apresentar soluções inovadoras para os principais desafios do agronegócio gaúcho, com foco em prevenção e mitigação de danos resultantes das mudanças climáticas.
As soluções foram escolhidas pela secretaria a partir de uma chamada pública lançada em julho, cujas inscrições já estão encerradas. Na Expointer, a empresa ou instituição responsável fará um pitch para mostrar o potencial da tecnologia, que será debatida com mediadores, especialistas e o público presente. Os painéis também terão a participação de órgãos financiadores para demonstração de linhas de crédito e fomento.
Nos workshops, as soluções serão agrupadas em seis desafios atuais do agronegócio: recuperação de solo; sistemas produtivos resilientes; tecnologia digital para escoamento de insumos e produtos; inteligência de dados para soluções agroclimáticas (meteorológicas); futuro da agricultura no Rio Grande do Sul (transição energética, agregação de valor, redução dos efeitos climáticos e eficiência produtiva); e rastreabilidade de alimentos gaúchos como ferramenta de procedência de origem e qualidade. Os painéis ocorrerão nos dias 26, 27 e 28 de agosto, com horários pela manhã (10h às 12h) e à tarde (15h às 17h).
“Com esta curadoria de soluções tecnológicas, esperamos ajudar os produtores e o agronegócio gaúcho a superar este momento e fomentar a retomada. É uma iniciativa estratégica para a recuperação econômica do Estado”, apontou o diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco.
Além disso, no estande do governo na Expointer, haverá ações voltadas ao Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, que integra a estrutura do Plano Rio Grande e discute políticas públicas para enfrentamento da crise climática no Estado. A ideia é aproximar o trabalho de apoio à reconstrução feito no comitê, que é coordenado por Simone Stülp, dos visitantes que estarão circulando pela feira, por meio de roda de conversa, painel colaborativo e material produzido para as redes sociais da Sict.
Outro destaque será a presença do programa Produtos Premium, dedicado a setores produtivos importantes do Estado. Estão previstos eventos de apresentação dos produtos trabalhados pelo programa da Sict: azeite, cachaça, carne ovina e carne bovina.
Sobre a Expointer 2024
Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 47ª Expointer tem como slogan “Superar é da nossa natureza”. Os nove dias de evento englobarão uma programação de competições e julgamentos de animais, bem como de comércio e lazer, mostrando a qualidade da produção rural gaúcha, a tecnologia, a inovação e as práticas sustentáveis que aumentam a produtividade, além do melhor da genética do Rio Grande do Sul. Saiba mais aqui.
Fonte: Governo do RS