Semana Maria da Penha nas Escolas destaca projetos de combate à violência contra a mulher
Iniciativa reconhece e valoriza ações realizadas ao longo do ano letivo em escolas da rede pública de ensino
Com o foco no combate à violência contra a mulher, a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher), do Programa RS Seguro, realizaram a quarta edição da Semana Maria da Penha nas Escolas. O projeto foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (TecnoPuc). A iniciativa busca conscientizar alunos e professores da rede pública de ensino do Estado para que possam difundir a cultura de proteção à mulher na sociedade.
Além de reconhecer e compartilhar o que as escolas já estão desenvolvendo para a prevenção da violência de gênero e para a promoção da equidade entre homens e mulheres ao longo do ano letivo, a quarta edição da Semana também ofereceu conteúdos e reflexões para os participantes, a partir de ações interativas. Com financiamento do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), da SSP, o evento valoriza as ações já efetuadas e inspira mais professores e diretores a trabalharem a temática no ambiente escolar.
Os participantes concorreram em quatro categorias: Impacto na comunidade; Tecnologia; Transversalidade; e Votação popular. Os trabalhos escolares foram selecionados por uma comissão formada por membros do Comitê EmFrente, Mulher. Foram agraciados projetos desenvolvidos em todas as regiões do Estado. Ao todo, 28 escolas apresentaram seus trabalhos nos dois dias de evento.
Fonte: Governo do RS