Canguçu, sábado, 21 de setembro de 2024
Menu

Vice-governador participa da 27° edição da premiação O futuro da Terra

Gabriel Souza esteve junto aos 11 homenageados na Expointer na segunda (28)


O vice-governador Gabriel Souza participou, na noite de segunda-feira (28/8), na Casa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) na Expointer, da entrega do tradicional prêmio O Futuro da Terra, promovido pelo Jornal do Comércio.

Em sua 27ª edição, o prêmio reconhece e destaca cientistas, pesquisadores, agricultores e empresas que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação do meio ambiente com práticas inovadoras e sustentáveis. A premiação é uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Ao todo, foram 11 premiados em cinco categorias: Prêmio especial, Preservação Ambiental, Cadeias de Produção e Alternativas Agrícolas, Inovação e Tecnologia e Startup do Agronegócio.

“Essa Expointer traz o mote da inovação. E não é por acaso. A inovação está cada vez mais presente na vida do produtor rural. Na pequena ou na grande propriedade, não se fala em produção rural hoje sem inovar. Assim como não se fala em proteção ambiental sem inovação também, que vem exatamente da ciência, da tecnologia e da pesquisa. Então, naturalmente, pesquisas, ciências e tecnologias, de fato, são fundamentais para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o vice-governador.

O diretor presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, destacou a parceria de 27 anos com o Jornal do Comércio na iniciativa de reconhecer pessoas que fazem a diferença no Rio Grande do Sul. “Este prêmio reconhece talentos e trajetórias de grande sucesso. O Estado é produtor de conhecimento, que é a base da inovação. Temos a maior produtividade científica e também aparecermos com destaque em inovação no ranking de competitividade dos estados. Estamos entre os primeiros, graças à base sólida oferecida nas nossas instituições de pesquisa e ensino”, ressaltou.

Os secretários de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e da Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp, também acompanharam a cerimônia.

Sobre o prêmio

Criado em 1997, o prêmio O Futuro da Terra se baseia em critérios técnicos para a seleção dos contemplados. A indicação dos premiados se dá através da participação do meio público e privado com atuação no agronegócio e na área de ciências agrárias das instituições de ciência e tecnologia do Estado. Uma comissão especial, formada pelo comitê de ciências agrárias da Fapergs e por convidados, escolhe pessoas, empresas e instituições que dedicam sua trajetória profissional à pesquisa científica e às inovações no campo.

Vencedores por categoria

  • Prêmio Especial
    Moacir Cardoso Elias (UFPel)
  • Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas
    Nereu Augusto Streck (UFSM)
    Andréa Machado Leal Ribeiro (Ufrgs)
  • Preservação Ambiental
    Adriana Carla Dias Trevisan (Uergs)
    Jackson Freitas Brilhante de São José (Secretaria da Agricultura do RS)
    Márcia Foster Mesko (UFPel)
    Projeto Advanced Farm 360, do Colégio Politécnico da UFSM
  • Inovação e Tecnologia Rural
    Sibele Borsuk (UFPel)
    Laerte Ferreiro (Ufrgs)
    Elessandra da Rosa Zavareze (UFPel)
  • Startup do Agronegócio
    Weecaps (UFSM)

Fonte: Governo do RS