Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Vó Selma estreia no Sesc ConVida

Nesta segunda-feira (17), às 10h, o ator Thairone Lages Dorneles inaugura as contações de histórias do ConVida, plataforma de arte e cultura do Sesc. A apresentação é protagonizada pela vó Selma, personagem do, também, diretor e dramaturgo para o canal Professor Arteiro, do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC6Ua1p09cIcNgSgKAY7t-Sw), criado por ele há poucos meses. A proposta foi selecionada […]


Nesta segunda-feira (17), às 10h, o ator Thairone Lages Dorneles inaugura as contações de histórias do ConVida, plataforma de arte e cultura do Sesc. A apresentação é protagonizada
pela vó Selma, personagem do, também, diretor e dramaturgo para o canal Professor Arteiro, do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC6Ua1p09cIcNgSgKAY7t-Sw), criado por ele
há poucos meses. A proposta foi selecionada dentro do segmento Biblioteca e Literatura. O vídeo pode ser acessado pelo endereço www.sesc.com.br/portal/site/convida/home/ (http://www.sesc.com.br/portal/site/convida/home/).

Dorneles conta que vó Selma foi criada para ajudar o professor Arteiro no canal e acabou tendo um destaque, com esse viés de entretenimento. A ideia do ator é contar histórias da cultura popular brasileira, especialmente as que retratam o Rio Grande do Sul. “Ou então criação de dramaturgia original minha, que também se passam nesse cenário. Eu gosto bastante da temática gaúcha, sobretudo da diversidade do território gaúcho. Pra mim é um campo muito fértil”, explica. Dentro dessa proposta, recentemente Dorneles apresentou A formiguita na terra de sal, na versão on-line do Sete ao Entardecer, da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult). Essa história se passa entre Canguçu, terra natal do ator, e Pelotas, cidade que ele adotou como sua desde 2014.

Thairone Dorneles é graduado em licenciatura pela UFPel (Foto: Divulgação – DP)

 

Dorneles chegou até o Sesc ConVida por meio de edital, o qual selecionou 470 propostas artísticas de todo o Brasil nas áreas de arte educação, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, biblioteca/literatura, música e patrimônio cultural para serem transmitidas e distribuídas na plataforma. O objetivo é fomentar a arte e o trabalho de artistas que têm sido afetados pela pandemia de covid-19. Concorreram a esta oportunidade 15 mil atividades.

As inscrições ocorreram entre os dia 3 e 7 de junho. “O Sesc Cultura ConVida! é a manutenção do trabalho de fomento, difusão e incentivo à produção artística nacional, que o Sesc promove ao longo de mais de sete décadas. Com esta iniciativa pretendemos não só valorizar o trabalho dos artistas de todas as regiões e movimentar a economia criativa, como também contribuir para a qualidade de vida e bem-estar do público neste cenário de isolamento social”, disse na época a diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Lucia Prado.

Do total de inscritos aprovados, apenas 10% são gaúchos. Feliz por ter sido um destes escolhidos, Dorneles vê a ação também como um estímulo ao seu canal, iniciado dentro da pandemia. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós graduando em Especialização em Artes na mesma instituição, o professor de teatro se viu numa situação difícil por causa do fechamento das escolas desde meados de março.

“Acabei sendo demitido das duas escolas em que trabalhava”, conta. Foi aí que a alma irrequieta do artista fez nascer o canal do Professor Arteiro, que ensina sobre teatro. “A ideia não é propor uma aula convencional”, diz. Isto porque além de apresentar conhecimentos de técnicas da arte dramática, o professor o faz através da linguagem teatral.

Bonecos e sombras
“O professor é um personagem que utiliza técnicas do teatro para oferecer esses conteúdos e
ali ele se relaciona também com outros personagens, que ajudam a levar esses conteúdos.” Todo o trabalho de pesquisa e produção é de Dorneles.

Para levar o conteúdo aos internautas, o professor utiliza técnicas do teatro de bonecos e o do teatro de sombras. No projeto proposto ao ConVida, o ator faz uma apresentação de 30 minutos, tempo no qual, além de contar a história, a vó Selva propõe uma atividade lúdica, no caso uma oficina de bonecos de papel.

A contação de história de Dorneles traz ao público a lenda indígena do João-de-Barro. A cultura popular traz a história de Jaebé, um guerreiro indígena que tem um sentimento bonito por Iandê. Para que os dois possam viver seu amor, Jaebé precisa vencer um desafio e provar que a fé e amor  tudo podem transformar.

O vídeo foi gravado e já está hospedado na site a espera da estreia. Quem não conseguir assistir às 10h pode procurar depois na plataforma Sesc Cultura ConVida e também no canal do YouTube do Sesc Brasil (https://www.youtube.com/user/SescBrasil). Posteriormente o vídeo integrará o canal do Professor Arteiro (https://www.youtube.com/watch?v=t4KCy6voX1s).

Serviço
O quê: Contação de história com a Vó Selma
Quando: segunda-feira (17), às 10h
Onde: www.sesc.com.br/portal/site/convida/home/ (http://www.sesc.com.br/portal/site/convida/home/)

Fonte: Diário Popular