Pássaro silvestre é resgatado em Canguçu
Debilitado, o animal foi encaminhado para reabilitação em Capão do Leão. Conheça a espécie:
Uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Canguçu resgatou um pássaro silvestre, da espécie surucuá-variado, que estava debilitado. O animal foi entregue à Patram de Pelotas que realizou o encaminhamento do animal para o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre em Capão do Leão, para que possa ser recuperado. O resgate aconteceu na última quarta-feira.
Surucuá-Variado
É a espécie de Surucuá mais observada no Sul e Sudeste brasileiro. A ave recebe este nome por poder variar a coloração do corpo entre o tom de laranja amarelado ou ainda um vermelho bem forte.
Voz e cor, esses são elementos principais que caracterizam os surucuás, aves da família Trogonidae que podem ser encontradas na América Central e do Sul, África, na região oriental (China, Índia e Indonésia) e no Sul dos EUA. São animais de tamanho médio, bico forte e olhos grandes que costumam inflar o peito para cantarem e podem ser vistas com certa facilidade pelo Brasil, em bosques ou florestas.
Mede entre 26 e 28 centímetros e pesa entre 70 e 78 gramas. É um pássaro quieto que passa longos períodos de descanso em um poleiro, e seu canto pode ser ouvido durante todo o dia.
*Com informações da ocorrência Evaldo Gomes