Governo estadual transfere mais 520 detentos do Presídio Central
Transferências ocorreram nos dias 11 e 15 para dar andamento à reforma na estrutura do presídio
O governo do Estado, por meio das secretarias de Sistema Penal e Socioeducativo (SJSPS) e de Segurança Pública (SSP) realizaram durante quatro dias a transferência de 520 detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre, o Presídio Central. A ação, tornada pública somente nesta terça-feira (16), ocorreu em duas partes, nos dias 11 e 15, com remanejo para as cidades de Canoas, Sapucaia do Sul e Charqueadas. A coordenação foi da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Entre 21 e 24 de junho do ano passado, uma primeira etapa de transferências removeu 555 presos do Central para 12 unidades prisionais na Região Metropolitana. Essas medidas ocorrem porque a estrutura, que chegou a ser a maior unidade prisional do país, em termos de ocupação — abrigou 5,3 mil presos em 2010 —, passa por obras desde o segundo semestre do ano passado. O objetivo é que não haja no local mais do que 1.884 presos, que é o número total de vagas.
Atualmente, a reforma está 50% concluída. O investimento é de R$ 116,7 milhões e a expectativa é de conclusão até janeiro de 2024.
A operação só foi divulgada nesta terça-feira, durante coletiva de imprensa na Capital, por questões de segurança. Para realizar as transferências, o governo gaúcho disponibilizou mil policiais penais e 1,6 mil policiais militares, totalizando cerca de 2,6 mil agentes em 300 viaturas, contando ainda com apoio do reforço de um helicóptero da Brigada Militar (BM).