Canguçu, sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Menu

Segurança de Canguçu segue acolhendo mulheres vítimas de violência

Após a nova determinação de funcionamento 24h de delegacias especializadas no atendimento à mulher, veja como as ações são realizadas em Canguçu


Foi sancionada nesta terça-feira (4) a lei que determina o funcionamento 24h das Delegacias da Mulher de todo o Brasil.

O delegado da Polícia Civil de Canguçu, Geovane Klipel, explica que, sendo uma determinação federal, é necessário esperar a regulamentação estadual – que direciona as ações das forças de segurança dos municípios.

Klipel também reitera que as Delegacias Especializadas no atendimento à mulher estão localizadas nas capitais. No interior, as ações são coordenadas pelas próprias equipes.

Quanto ao atendimento 24h, o delegado pontua que, em Canguçu, as ações permanecem sendo realizadas, à qualquer momento do dia ou da noite, através dos plantonistas que ficam sob aviso, de forma a atender a mulher canguçuense quando solicitado. Klipel explica que a delegacia da Polícia Civil recebe as denúncias, mas o aconselhável é que, casos mais graves, sejam direcionados para a Brigada Militar realizar o primeiro atendimento.

Além disso, Canguçu conta com a Sala das Margaridas, uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência contra a mulher. Nela é realizado o acolhimento à vítima, com atendimento individualizado feito por uma agente mulher. A sala conta também com brinquedos, para que os filhos também possam ser acolhidos no momento das denúncias e oitivas.

O telefone da Delegacia da Polícia Civil de Canguçu é o (53) 3252-1105. Denúncias de violência doméstica também podem ser realizadas através do 180, na Central de Atendimento à Mulher, ou de forma online pela Delegacia Online da Mulher RS.