Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

CPI sobre atos em Brasília não atinge número de assinaturas para ser instalada

O prazo para os senadores confirmarem apoio era até a sexta-feira (17). O mínimo é de 27 assinaturas e, depois da nova configuração das bancadas, apoios foram retirados.


O requerimento de criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado para apurar os atos de 8 de janeiro não conseguiu, ao fim do prazo, número mínimo de assinaturas para que o colegiado seja instalado.

O pedido foi protocolado pela senadora Soraya Thronicke (União-MS) em janeiro, na esteira dos ataques, e chegou a reunir 38 assinaturas – número bem acima dos 27 necessários para confirmar um requerimento desse tipo.

Com a posse de novos senadores no início de fevereiro, no entanto, o requerimento perdeu validade. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abriu prazo até a última sexta-feira (17) para que os senadores confirmassem essas assinaturas, de modo a validar o documento.

Ao fim do prazo, no entanto, o requerimento passou de 38 apoiadores para 15. Com isso, não há assinaturas suficientes para “bancar” o pedido de CPI.