Canguçu, terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Menu

“Educação é a maior riqueza de uma população e todo governo deve ter nela a linha principal de investimentos”, diz Fabris Prestes

Empresário é pré-candidato a prefeito em Canguçu pelo PT


Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, o Canguçu Online inicia uma série de entrevistas exclusivas com os pré-candidatos a Prefeito de Canguçu. Todos os candidatos terão a oportunidade de responder às mesmas perguntas sobre temas essenciais para o desenvolvimento do município, como agricultura, empreendedorismo, educação, cultura, saúde e infraestrutura urbana e rural. Esta série visa proporcionar aos eleitores uma visão clara e comparativa das propostas e visões de cada candidato, ajudando na tomada de uma decisão consciente e informada.

Online: Quem é o pré-candidato (história, vida…) e o porquê colocar o nome à disposição na disputa para a Prefeito de Canguçu?

Fabris: Eu diria que o Fabris é um cara simples, filho de agricultores familiares, morador do Passo do Lourenço, 4⁰ distrito de Canguçu, empresário, dono de um mercado nesta mesma localidade, formado em Economia pela Universidade Federal de Pelotas, com experiência em gestão pública, onde fui em duas oportunidades secretário. Sendo a primeira vez, Secretário Municipal de Fazenda, durante a gestão do Prefeito Gerson e, posteriormente, Secretário Municipal de Administração e Finanças, no Município de Morro Redondo, durante a gestão do Prefeito Diocelio. Também fui gestor de uma Cooperativa de Agricultores Familiares aqui em Canguçu, esta experiência aliada a minha capacidade de dialogar e saber ouvir as pessoas, capacitaram-me para ter sido indicado pelo partido a estar a frente de um projeto coletivo de desenvolvimento e inclusão para Canguçu.

Online: Como você pretende apoiar e fortalecer os agricultores familiares em Canguçu, garantindo acesso a crédito, tecnologia e mercados para seus produtos?

Fabris: A agricultura familiar é hoje o nosso maior setor econômico. Entendo, portanto, que o Poder Público não pode fechar as portas a este setor, por isso pretendo alavancar as compras para a Merenda Escolar que hoje não chega a 30%. E iremos, já no primeiro ano, adquirir 80% dos alimentos oriundos dos nossos agricultores, isso irá fazer com que o recurso fique em Canguçu, melhorando, assim, a nossa economia como um todo. Também iremos criar uma linha de financiamento com juros subsidiados pelo município que terá os juros entre 0 e 3% ao ano, ampliando a rede de assistência técnica, que visa ampliar o acesso às novas culturas e tecnologias existentes, envolvendo a Embrapa, Universidades, Senar, etc.

Online: Quais são suas propostas para fomentar o empreendedorismo local em Canguçu, especialmente para pequenas empresas e startups?

Fabris: Quando falamos em desenvolvimento, temos duas formas: uma delas é buscar algo de fora do município e a outra é a partir do empreendedorismo local. Nosso plano de governo tem por base o desenvolvimento a partir dos nossos empreendedores locais,. E para isso, criaremos um programa municipal de fomento aos investimentos e capital de giro com juros subsidiados que irão variar entre 0 e 3% ao ano para esses empreendimentos. Também pretendemos, a partir de uma nova licitação para o abastecimento de água e esgoto, resolver o problema de abastecimento de água em nosso município, a partir da inclusão de uma nova barragem de capitação de água, garantindo assim água em quantidade suficiente para as nossas indústrias. Outro ponto importante é a desburocratização do sistema público e a agilidade na liberação dos alvarás e licenças, que terão prazos reduzidos para serem fornecidos aos nossos empreendedores.

Online: Qual é o seu plano para melhorar a qualidade da educação em Canguçu, garantindo que todas as escolas estejam bem equipadas e os professores devidamente capacitados?

Fabris: Educação é a maior riqueza de uma população e todo governo deve ter nela a linha principal de investimentos. Primeiro, precisamos ouvir a comunidade escolar sobre a escola do campo, para onde ela estiver sendo positiva iremos ampliar para o turno integral, ou seja, ampliando o horário de funcionamento e para onde a população não estiver satisfeita com esse modelo, precisamos repensar junto a essa comunidade um novo método educacional que atenda as suas expectativas, além disso precisamos, gradativamente, na zona urbana, criar a escola de tempo integral, mas para isso precisamos ampliar as escolas existentes que hoje não comportam mais o número de alunos, criar uma nova escola no Bairro Fonseca que hoje não conta com este tipo de escol. Instituir o Programa Pé de Meia para os nossos estudantes do EJA e, por fim, ampliar os horários de atendimentos das Escolas de Educação Infantil, para funcionarem das 07:30 às 18:30 de modo a atender as necessidades das mães que trabalham em nosso município, garantindo também a ampliação das vagas atendendo 100% de nossa necessidade.

Online: Como você pretende promover e preservar a cultura local em Canguçu, incentivando eventos culturais e o acesso à arte e tradições locais?

Fabris: Hoje, temos uma riqueza cultural muito diversa. Em nosso governo, queremos alinhar cultura e turismo em um grande setor econômico e de desenvolvimento de Canguçu, pois temos um potencial enorme. Para isso, iremos apoiar a cultura por meio de investimentos e apoio às eventos, bem como, levar essa diversidade para fora de Canguçu em eventos por nosso estado para que turistas de outros locais visitem Canguçu para apreciar a nossa cultura. Outro ponto importante é criar um calendário de eventos que valorizem nossos artistas locais, além de buscar recursos por meio das leis de incentivo à cultura para nossos artistas que encontrarão um governo parceiro para as mais diversas formas e apresentações culturais existentes em nosso município. Passaremos a contar com a Secretária Municipal de Turismo e Cultura que será responsável pela implementação das políticas para este setor.

Online: Quais são suas estratégias para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde em Canguçu, especialmente para comunidades rurais e vulneráveis?

Fabris: Hoje, o que acompanhamos é muitas unidades básicas de saúde, nossos postinhos fechados e os que estão abertos muitas vezes estão sem o médico e o dentista pra atender. Nós iremos retomar os atendimentos onde estão fechados ou sem os profissionais, retomar as obras nas unidades que estão com elas paralisadas e buscar novos profissionais por meio do programa mais médicos do governo federal. Também iremos ampliar os ESF existentes em nosso município e criar o programa de agendamento eletrônico de exames e consultas para especialidades, que não mais será necessário ir até Secretaria de Saúde  para fazer esse agendamento. A comunidade Canguçuense irá poder fazer por meio do postinho, perto de sua casa ou por meio de um aplicativo que iremos implementar. Também iremos ampliar o sistema de distribuição de medicamentos para a zona rural e ampliar as especialidades médicas em nosso hospital, evitando assim os deslocamentos para outros municípios em busca de consultas e exames.

Online: Qual é o seu plano para melhorar a infraestrutura urbana em Canguçu, incluindo ruas, praças, iluminação pública e transporte?

Fabris: Um ponto fundamental é a mobilidade urbana e precisamos primeiramente resolver o nosso sistema de abastecimento de água, pois hoje a Corsan – que mantém esse serviço – está deixando nossas ruas em condições precárias de trafegabilidade. Após concluir um novo contrato de prestação do serviço de água e esgoto, iremos implementar o programa de recuperação de nossas ruas e avenidas, ampliar o programa de pavimentação comunitária, buscar recursos por meio do PAC e outros programas para acelerar a pavimentação urbana, melhorar nossas calçadas garantindo maior acessibilidade principalmente nas ruas de maior trafegabilidade, continuar a substituição da iluminação pública pela iluminação de led. Já nas praças precisamos dar uma atenção especial, torná-las acessíveis a todos os públicos, mantê-las limpas e conservadas e também ampliar o plantio de árvores em seu espaços, bem como em nossa cidade. Outro espaço que terá um novo projeto paisagístico, será o parque turístico Nossa Senhora da Conceição que passará a contar com acesso pavimentado e também o parque interno terá pavimentação nos espaços de caminhadas, além de espaços de lazer para nossa comunidade e turistas que irão nos visitar. Outro ponto importante em nossa cidade é a questão do estacionamento que precisamos de medidas de modo a resolver essa questão, já nosso transporte público precisa ser discutido com nossa comunidade para que ele possa atender aos locais que tenham demanda e assim desafogar o tráfego de veículos na região central.

Online: Como você pretende investir na manutenção e no desenvolvimento das estradas rurais em Canguçu, garantindo que os agricultores e residentes locais tenham acesso seguro e eficiente?

Fabris: Hoje um dos nossos maiores problemas é a conservação de estradas e pontes, nosso governo dará um atenção especial aos nossos agricultores que hoje são os grandes geradores de renda em Canguçu. Primeiro iremos recuperar as nossas estradas, e fazermos isso da seguinte forma: patrolamento efetivo, abertura dos desaguadouros, desentupimento e colocação de novos bueiros, poda e roçada da vegetação que avança sobre as estradas e principalmente com a colocação de cascalho em nossas estradas, pois isso garante a trafegabilidade principalmente nos períodos chuvosos. Após esse trabalho de recuperação, iremos iniciar o programa de pavimentação rural, que irá contar com o investimento de 40 milhões de reais e irá  garantir a pavimentação das principais estradas rurais em nosso município em seus trechos mais críticos e onde hoje demandam maior estrutura e frequência de pavimentação resolvendo assim esse problema e liberando nossas máquinas para atender ao restante do município.