Canguçu, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Menu

Lula visita Rio Grande na segunda-feira para assinatura de contratos na indústria naval

Presidente participará da cerimônia de assinatura dos contratos para a construção de quatro navios da classe Handy.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Rio Grande na próxima segunda-feira (24) para oficializar novos contratos da indústria naval brasileira. A Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de combustíveis, prevê lançar ainda este mês uma nova licitação para a construção de navios em estaleiros nacionais.

A visita presidencial já havia sido programada para o dia 17 de fevereiro, mas acabou sendo adiada. A confirmação foi feita pelo deputado federal e ex-prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmayer (PT), que divulgou a informação em suas redes sociais. Segundo ele, Lula participará da cerimônia de assinatura dos contratos para a construção de quatro navios da classe Handy.

A retomada de investimentos na indústria naval foi uma das promessas de campanha de Lula. Durante seus primeiros mandatos, o setor recebeu incentivos significativos, mas enfrentou uma crise após os desdobramentos da Operação Lava Jato. Agora, a Transpetro busca ampliar sua frota e já finalizou uma licitação para a compra de quatro embarcações destinadas ao transporte de combustíveis. O consórcio vencedor da disputa foi formado pelo Estaleiro Rio Grande, administrado pela Ecovix, e pelo Estaleiro Mac Laren, de Niterói (RJ).

Essas quatro embarcações terão entre 15 e 18 mil toneladas de porte bruto, e o investimento previsto por navio é de US$ 69,5 milhões. A expectativa é que a construção dos navios gere cerca de mil empregos diretos em Rio Grande. Enquanto a montagem será realizada no estado do Rio Grande do Sul, os acabamentos e melhorias ficarão sob responsabilidade do estaleiro Mac Laren, em Niterói. O primeiro navio deve ser entregue em fevereiro de 2027.

Além da assinatura dos contratos, o evento também marcará o lançamento de uma nova licitação da Transpetro para a construção de oito navios gaseiros, que serão utilizados no transporte de gás de cozinha. Outra concorrência, prevista para junho, deverá contemplar quatro navios de médio porte. No total, a estatal planeja a aquisição de até 25 embarcações, o que deve ampliar em 25% a capacidade de transporte de petróleo e derivados da Petrobras.