Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Paralisação na Petrobras está marcada para sexta-feira

Petroleiros devem parar nesta sexta-feira (24) para avaliar greve contra privatizações da estatal. A categoria questiona os atuais diretores e conselheiros. Confira mais detalhes:


A Federação Única dos Petroleiros (FUP) está convocando uma paralisação para a próxima sexta-feira (24) com objetivo de discutir uma greve mais ampla contra as privatizações da Petrobras. A categoria questiona os atuais diretores e conselheiros da estatal, herdados do governo anterior, e que vem dando prosseguimento às vendas de ativos que já estavam com as negociações em processo avançado.

Iniciados no governo de Michel Temer, os desinvestimentos de ativos da Petrobras têm sido alvo de pressão não apenas dos petroleiros, mas também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que além de já ter deixado claro que quer fortalecer a petroleira, também deseja rever a privatização da Eletrobras.

O próprio presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, são contra as vendas, que estão suspensas por 90 dias desde o dia 1º de março. Ainda gerida pela gestão do governo anterior, a empresa afirmou ao mercado “que não vê fundamentos para que contratos assinados sejam suspensos”.