Canguçu, sábado, 23 de novembro de 2024
Menu

Programa “Amigo do Leite” busca incentivar pequenos e médios produtores de Canguçu

Uma das culturas de produção mais atuantes em Canguçu é o leite. Responsável por abastecer cooperativas, agroindústrias e demais empreendimentos, a atividade vem apresentando potencial de crescimento cada vez maior ao longo dos anos. A fim de valorizar os pecuaristas do setor, o vereador Diego Wolter (MDB) aprovou no Legislativo o Programa “Amigo do Leite”. […]


Uma das culturas de produção mais atuantes em Canguçu é o leite. Responsável por abastecer cooperativas, agroindústrias e demais empreendimentos, a atividade vem apresentando potencial de crescimento cada vez maior ao longo dos anos. A fim de valorizar os pecuaristas do setor, o vereador Diego Wolter (MDB) aprovou no Legislativo o Programa “Amigo do Leite”. Iniciativa busca incentivar pequenos e médios produtores do município a se manterem ativos na cultura.

Conforme informado, a produção chega a alcançar anualmente uma média aproximada de 5 mil litros por hectare, número passível de aplicação para 20 mil litros. O programa tem a finalidade de possibilitar o acesso a investimentos em genética, conservação de solo, sanidade de rebanho, manejos de forragens, dietas balanceadas e por resultado, qualidade de leite.

Programa Amigo do Leite

O objetivo principal é a inserção e adequação do pequeno e médio produtor rural no processo produtivo, com incentivos à produção de leite de qualidade. Para se viabilizar a as ações de execução, existirá uma parceria entre entidades como a Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Municipal de Ações Estratégicas; Secretaria Municipal da Fazenda;  Emater/RS-Ascar, Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar/Pomerano) e Cooperativa Terra Nova.

Para coordenar as ações do programa, será constituída uma Comissão Executiva que será composta por membros das entidades participantes, ao qual caberá definir as ações que o programa contemplará para cada ano de atividades, acompanhando assim a atividade leiteira no município. Os requisitos para participação no programa podem ser conferidos clicando aqui.

*Com informações da assessoria de imprensa