Saiba como deve ser realizada a Declaração Anual de Rebanho deste ano
Está aberto o prazo da Declaração Anual de Rebanho desde o começo deste mês no RS. Obrigação sanitária é de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. O prazo para declaração se estenderá até 31 de outubro. Em 2022, a atualização cadastral será mais completa, com informações mais detalhadas sobre […]
Está aberto o prazo da Declaração Anual de Rebanho desde o começo deste mês no RS. Obrigação sanitária é de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. O prazo para declaração se estenderá até 31 de outubro. Em 2022, a atualização cadastral será mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal.
Como fazer a declaração
Este ano, os formulários estarão disponíveis no link (clique aqui) e poderão ser entregues de duas formas. Na primeira, o produtor comparece à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência e informa verbalmente os dados a serem lançados.
Com uma opção fácil de geração de senha de Produtor Online, ele assina digitalmente a declaração. Na segunda opção, o produtor baixa os formulários no site da Seapdr, preenche e os entrega na IDA ou EDA do seu município.
A expectativa é que, no próximo ano, os produtores possam fazer a declaração online, diretamente pelo Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).
Os produtores inadimplentes terão bloqueio do seu cadastro no SDA, não sendo possível a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) a partir de 1º de dezembro.
Fonte: Secretaria da Agricultura do RS