Canguçu, terça-feira, 26 de novembro de 2024
Menu

Canguçu amplia vacinação contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde segue as recomendações do Ministério da Saúde e amplia o público-alvo da vacinação contra o HPV. A partir de agora, a vacina começa a ser ofertada para meninos de 9 a 14 anos de idade. Anteriormente, a imunização já era disponibilizada para meninas nesta mesma faixa etária. O objetivo é […]


A Secretaria Municipal de Saúde segue as recomendações do Ministério da Saúde e amplia o público-alvo da vacinação contra o HPV. A partir de agora, a vacina começa a ser ofertada para meninos de 9 a 14 anos de idade. Anteriormente, a imunização já era disponibilizada para meninas nesta mesma faixa etária.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e aumentar a proteção contra possíveis doenças. O HPV é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais frequentes nos homens e mulheres. Entre os riscos, estão o desenvolvimento de câncer do colo do útero, vulva, vagina, anus ou pênis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 630 milhões de pessoas infectadas pelo vírus no mundo. No Brasil, estima-se que haja de 9 a 10 milhões de casos e que, a cada ano, 700 mil novos surjam entre homens e mulheres.

Locais de vacinação

Dessa forma, a Secretaria reforça a importância de realizar a imunização e informa que a mesma está disponível em todas as unidades de saúde com salas de vacina. Para a cidade, há disponibilidade nas ESF Triângulo, Vila Nova e Vila Fonseca, das 9h às 15h.

Para a zona rural está sendo ofertada nas ESF Diogo Fonseca e União, conforme dias de atendimento na localidade. No local, é necessário apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.