Canguçu realiza ações no mês dedicado à prevenção do suicídio e preservação da vida
Canguçu realiza ações no mês dedicado à prevenção do suicídio e preservação da vida
O “Setembro Amarelo” é uma iniciativa mundial que desenvolve ações de prevenção ao suicídio e preservação da vida. Alusivo à data, a Prefeitura Municipal divulgou, nesta sexta (2), informações sobre como buscar ajuda relacionada a saúde mental, no município.
Alerta em Canguçu
A campanha da Prefeitura, para Canguçu, será voltada à conscientização da população nos cuidados com doenças como a depressão, Borderline e prevenção do suicídio.
– Centro de Valorização da Vida: 188
– Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vila Nova: (53) 3252-3637
– Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vila Triângulo: (53) 3252-1865
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): (53) 3252-3349
– Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos: (53) 3252-2477
“É preciso visar que este assunto é de extrema importância, devendo ser praticada a empatia e o cuidado com a saúde mental. Se você está ou conhece alguém que esteja passando por algum momento difícil ou tendo pensamentos negativos ou suicidas, não se cale! Peça ajuda!”, diz campanha.
Dados
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no decorrer de um ano, cerca de 12 mil pessoas cometem suicídio em todo o Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Segundo estatísticas, a cada 40 minutos uma pessoa tira sua própria vida, o que leva o suicídio a segunda maior causa de morte no mundo.
* Com informações Prefeitura Municipal