Canguçu registra aumento significativo em casos positivos de covid-19 nas escolas e comunidade
A região de Pelotas recebeu na última semana, um aviso do governo estadual para controlar a propagação de coronavírus na região. Canguçu faz parte dos municípios citados, registrando 59 novos casos de covid-19 em uma semana. Dentro deste período, algumas escolas da rede municipal de Canguçu apresentaram surtos da doença. A Secretaria de Saúde e […]
A região de Pelotas recebeu na última semana, um aviso do governo estadual para controlar a propagação de coronavírus na região. Canguçu faz parte dos municípios citados, registrando 59 novos casos de covid-19 em uma semana.
Dentro deste período, algumas escolas da rede municipal de Canguçu apresentaram surtos da doença. A Secretaria de Saúde e Educação se posicionaram sobre a ampliação do número de casos e aumento de proliferação. Confira as informações divulgadas pelo secretário de educação Cledemir Gonçalves e, saúde, Luciano Bertinetti.
Como a Secretaria de Educação recebeu a notícia dos casos positivos na rede municipal?
(Clememir Gonçalves) Obviamente que ficamos apreensivos quando surge algum caso de contaminação de covid dentro da rede pública, estadual ou participar de ensino. Isso diz respeito aos nossos alunos ou colegas professores e nossa comunidade também fica apreensiva. Por isso, precisamos estar vigilantes, estar acompanhando esse processo, estamos atentos a essa situação juntamente com a Secretária de Saúde e o secretário Luciano Bertinetti.
Como é realizado esse acompanhamento de casos dentro do município?
(Clememir Gonçalves) Através do Coe municipal, setor de epidemiologia da prefeitura municipal, temos todas essas informações e a partir delas realizados esse acompanhamento. Estamos com os casos sob controle. Acompanhando os positivos dentro da rede municipal de ensino.
O que será feito a partir de agora?
(Clememir Gonçalves) Vamos seguir esse processo natural conforme prevê o plano de contingência das escolas. Todas as escolas tem uma série de ações que são realizadas dentro do ambiente escolar.
Procedimentos são realizados sempre que há uma contaminação do ambiente escolar. Temos algumas medidas a serem tomadas, para que se possa minimizar as causas dessa contaminação dentro da escola, isso através de ações uma série de ações.
Quantas escolas forma atingidas pela contaminação da covid-19?
De acordo com um levantamento da última sexta-feira (22), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, obteve seis alunos e dois professores positivados. Por conta disso, as aulas foram suspensas para que haja precaução com a comunidade.
A Escola Geraldo Telesca registrou três casos positivos e duas turmas tiveram as aulas suspensas por até 14 dias. Importante ressaltar que a partir de duas infecções por turma, já confira surto.
O que fazer se alunos e professores suspeitarem estar com covid-19?
(Clememir Gonçalves) Todas as famílias devem avisar a escola, a partir daí a instituição comunica o setor de epidemiologia. A criança fica em casa aguardando em isolamento o resultado do teste.Os procedimentos seguirão sendo tomados. Passando tranquilidade para a família.
O que pode ter levado a este aumento de casos?
(Clememir Gonçalves) A flexibilização atingiu o aumento dos casos em diversos lugares do país. E em nossa região, assim como em Canguçu não foi diferente.
Qual a expectativa a partir de agora?
(Clememir Gonçalves) Precisamos observar os resultados da vacina, lembrar da importância em se vacinar. Quem não se vacina está sujeito a se contaminar com maior facilidade e não ter uma reação boa, por parte de seu organismo, se contaminado. A vacina está aí para nós fazermos, se fosse brincadeira, não teria vacina. Temos que nos vacinar e dar exemplo para termos uma tranquilidade pro futuro.
Essa situação coloca o município em alerta?
(Luciano Bertinetti) A pandemia ainda não acabou, nós tivemos 60 dias de aula, (o aumento de casos) é natural do processo de flexibilização. A comunidade precisa estar atenta ao número de internações que estavam praticamente parados.
Como tem sido o avanço da vacinação em Canguçu?
(Luciano Bertinetti) A vacinação tem dado resultado. Nos proporcionando uma maior segurança, mas não deixando de existir contaminações pela covid-19. A vacina está protegendo, exceto quem não se vacinou ou tem outras complicações.
Como está a procura de 3ª dose?
(Luciano Bertinetti) Todas as pessoas com mais de 60 anos já podem tomar a 3ª dose. Estamos enviando pro interior. Reduzimos de 12 para 8 semanas a P-Fizer.
Como avalia esse aumento de casos?
(Luciano Bertinetti) Apesar dos números estarem aumentando, não temos casos de internação e precisamos destacar isso pra comunidade. Não estamos registrando nenhum óbito em menor de 18 anos. Faixa etária de quem está voltando as aulas.
De onde podem ter surgido os casos?
(Luciano Bertinetti) Entre os fatores, o feriado, as pessoas foram para alguns lados. Algo que vem acontecendo é que, às vezes, as pessoas não procuram atendimento porque estão com sintomas muito leves. Mas pode estar positivas, até assintomáticas, e estarem transmitindo o vírus.
Em relação ao aumento de casos, quais medidas a Secretária de Saúde vem realizando?
(Luciano Bertinetti) Com sinal de alerta, a nossa região recebeu uma notificação do estado. Estamos visitando escolas, e rastreando as pessoas positivadas. Sempre com o intuito de acompanhar as pessoas.
Como a comunidade pode contribuir esse processo?
(Luciano Bertinetti) Pedimos para quem não fez, fazer a vacina. Quem for em algum evento nesse final de semana, respeitar as regras, usar máscara e não deixar de se vacinar.