Canguçu, domingo, 24 de novembro de 2024
Menu

Confirmado foco de gripe aviária na Estação Ecológica do Taim

É o primeiro foco detectado no Estado. A doença foi constatada após teste realizado cisne-de-pescoço-preto encontrado morto na reserva


Foi confirmado, na noite de segunda-feira (29), o primeiro foco de influenza aviária (H5N1) no Rio Grande do Sul. A identificação aconteceu na Estação Ecológica do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. A doença foi detectada após teste realizado em cisnes-de-pescoço-preto, ave silvestre da que tem o nome científico de Cygnus melancoryphus.

O diagnóstico foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi).

O local foi foi interditado por tempo indeterminado por suspeita de casos de influenza aviária. Desde a última quarta-feira (24), pelo menos 36 aves foram encontradas mortas durante trabalhos de rotina da equipe local.

A secretaria reforça que a infecção pelo vírus da gripe aviária em aves silvestres não afeta a condição do Estado e do país como área livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), não impactando o comércio de produtos avícolas. Não há risco no consumo de carne e ovos, porque a doença não é transmitida por meio do consumo.