Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
Nesta sexta-feira (2), Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, o Canguçu Online separou algumas informações e relatos sobre a causa. A data estabelecida, em 2008, pela Organização das Nações Unidas (ONU) prevê o estímulo ao diálogo e conhecimento sobre o assunto. O grupo Autismo em Foco Canguçu vem abordando essa temática a partir […]
Nesta sexta-feira (2), Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, o Canguçu Online separou algumas informações e relatos sobre a causa. A data estabelecida, em 2008, pela Organização das Nações Unidas (ONU) prevê o estímulo ao diálogo e conhecimento sobre o assunto.
O grupo Autismo em Foco Canguçu vem abordando essa temática a partir da divulgação de informações sobre o tema. Em uma das publicações recentes, enfatizou a importância da data para a causa “o dia da conscientização chegou e que ele permaneça por todos os outros dias do ano que sejamos sempre a voz de nossos filhos na busca pelo melhor na busca pela inclusão na busca por respeito”.
O autismo é uma condição neurológica vitalícia que se manifesta desde a infância, independentemente de sexo, raça ou nível socioeconômico. O quanto antes um diagnóstico acontecer, melhor será o acompanhamento com os profissionais adequados.
As características principais do Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são:
– interações sociais únicas;
– formas não padronizadas de aprendizagem;
– forte interesse em assuntos específicos;
– inclinação para rotinas;
– dificuldades em formas típicas de comunicação;
– e maneiras particulares de processar informações sensoriais.
De acordo com o Instituto do Neuro Saber, após a identificação dos principais sintomas, é necessário procurar a ajuda de neurologistas infantis (neuropediatras), psicólogos, psicopedagogos e psiquiatras infantis, os quais irão confirmar o diagnóstico e orientar a abordagem terapêutica a ser seguida.
Importante salientar que essas são algumas das principais informações sobre o autismo, para um diagnóstico preciso e qualificado, procure um especialista e tire suas dúvidas.