Em primeiro edital, Canguçu não irá receber profissionais pelo Mais Médicos
Edital de vagas direcionadas foi divulgado nesta última semana e não prevê nenhum médico para o município
Foi publicado na terça-feira (18) o edital do programa Mais Médicos, do governo federal, com mais de 6,2 mil vagas para profissionais em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul são 552 vagas e 13 municípios da Zona Sul foram contemplados, mas Canguçu não é um deles.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Canguçu, no momento o município tem o déficit de um médico e irá recorrer à uma vaga ao Ministério da Saúde.
Como funciona o Programa
Os critérios de distribuição de vagas do programa Mais Médicos incluem situação de vulnerabilidade social, dependência do SUS e o índice de dificuldade em contratação de profissionais.
O programa foi retomado em março de 2023, e tem como meta a abertura de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia.
A atuação dos profissionais será nas unidades básicas de saúde, onde serão responsáveis pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos.
A nova versão do projeto estabelece benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos, como pagamento adicional para quem for ficar por mais tempo no programa ou tiver formação universitária pelo Fies.
O investimento do Governo Federal é de R$ 712 milhões em 2023.
As etapas serão realizadas de acordo com o preenchimento de vagas:
1ª seleção – Profissionais formados no Brasil.
2ª seleção – Brasileiros formados no exterior.
3ª seleção – Profissionais estrangeiros que estejam estabelecidos no Brasil.
4ª seleção – Profissionais estrangeiros.