Canguçu, quinta-feira, 3 de abril de 2025
Menu

Farmácia Popular passa a distribuir fraldas geriátricas gratuitamente em Canguçu

Pacientes que retiravam o item pelo Programa PIAPS devem seguir novas orientações a partir de março


A Prefeitura de Canguçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Acolhimento, anunciou que, a partir de março, as fraldas geriátricas distribuídas pelo Programa PIAPS passarão a ser disponibilizadas gratuitamente pela Farmácia Popular. A mudança ocorre em conformidade com a determinação do Governo Federal, que incluiu o item na Lista de Medicamentos do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) – EAN Fevereiro 2025.

Para garantir o acesso às fraldas geriátricas e outros medicamentos pelo programa, os pacientes precisam se dirigir a um estabelecimento credenciado, identificado pelo logo da Farmácia Popular, portando os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto e número do CPF ou outro documento de identidade que contenha o CPF;
  • Receita médica dentro do prazo de validade, seja do SUS ou de serviços particulares;
  • Para obter fraldas geriátricas destinadas a pacientes com incontinência, é necessário ter idade mínima de 60 anos ou apresentar deficiência. Além disso, é obrigatória a apresentação de prescrição médica, laudo ou atestado que justifique a necessidade do uso. No caso de pessoas com deficiência, o documento deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID).

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância de os pacientes estarem atentos às exigências para garantir o acesso ao benefício sem transtornos. Para mais informações, a população pode procurar as unidades de saúde ou estabelecimentos credenciados.