Canguçu, domingo, 24 de novembro de 2024
Menu

GALERIA DE FOTOS: Hospital celebra 1 ano de reabertura da UTI

O Hospital de Caridade de Canguçu (HCC) completou 1 ano da reabertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A retomada dos serviços se deu após 4 anos sem atividades no setor, fechado em 2016. De um ano pra cá, já foram quase 300 internações e mais de 200 vidas salvas. A unidade hospitalar é referência […]


O Hospital de Caridade de Canguçu (HCC) completou 1 ano da reabertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A retomada dos serviços se deu após 4 anos sem atividades no setor, fechado em 2016. De um ano pra cá, já foram quase 300 internações e mais de 200 vidas salvas.

A unidade hospitalar é referência não somente para Canguçu, mas também aos municípios de Santana da Boa Vista e Morro Redondo. Ao todo, são 114 leitos clínicos, sendo 96 que pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e dez leitos de UTI, utilizados para covid-19 e demais enfermidades.

De acordo com a gestora, Miriam Neutzling, “na pandemia, devido a demanda, nossa UTI foi utilizada para atendimento de covid e pós covid, chegando a ter todos os leitos ocupados por esta doença. Hoje segue normalmente, atendendo outras comorbidades”, lembrou.

Em entrevista ao Canguçu Online, o prefeito municipal, Vinicícius Pegoraro (MDB) relembrou o começo da concretização. “A reabertura da UTI foi uma conquista da nossa comunidade, da união das mais variadas forças políticas em prol de um bem maior. Graças a Deus a UTI nos ajudou no enfrentamento a pandemia e continuará salvando muitas vidas em Canguçu“, lembrou.


Quer receber todas as notícias na palma da sua mão? Entre no grupo de WhatsApp do Canguçu Online.


Funcionamento da UTI

As equipes da UTI atuam desde sua reabertura de forma organizada e metódica, conforme relatou a responsável técnica, Elizandra Mota Cardoso. Além dela, são cinco técnicos enfermagem, uma  enfermeira em cada turno, um médico plantonista, dois médicos rotineiros, um responsável pela higienização e uma fisioterapeuta.

Os funcionários são divididos em três turnos de atuação, manhã, tarde e noite. Durante a visita do Canguçu Online ao local, estavam presentes o médico Hélio Siedler, as técnicas em enfermagem: Débora Borba, Márcia Silva, Vagner Gonçalves Ribeiro, Paula Quintana, Marina Arndt. Além deles, a responsável pela higienização Valdirene Brito flores, as fisioterapeutas Luciana Quintana e Tarcila Siefert e a enfermeira Bruna Bubolz.

A gestora do Hospital atuou desde o início das tratativas para a reabertura da unidade (Foto: Douglas Coelho/Canguçu Online)

Em entrevista concedida ao Canguçu Online, a gestora do Hospital, Miriam Neutzling, comemorou a data. “Obrigada a Deus por ter nos auxiliado na reabertura da UTI, tão importante para o nosso município e região e a todos os profissionais da saúde que seguem dedicando seu trabalho para salvar vidas. Vamos continuar trabalhando para que nosso hospital siga crescendo e sendo referência para a região”, concluiu.