Hospital de Caridade celebra 2 anos de reabertura da UTI em Canguçu
Nesta sexta-feira (9), o Hospital de Caridade de Canguçu (HCC) completa 2 anos desde a reabertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Única no município, somente em seu primeiro ano de funcionamento, a unidade já contava com mais de 300 internações e mais de 200 vidas salvas. Setor reabriu após ter sido fechado em 2016. […]
Nesta sexta-feira (9), o Hospital de Caridade de Canguçu (HCC) completa 2 anos desde a reabertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Única no município, somente em seu primeiro ano de funcionamento, a unidade já contava com mais de 300 internações e mais de 200 vidas salvas. Setor reabriu após ter sido fechado em 2016.
A unidade hospitalar é referência não somente para Canguçu, mas também aos municípios de Santana da Boa Vista e Morro Redondo. Ao todo, são 114 leitos clínicos, sendo 96 que pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e dez leitos de UTI, utilizados para covid-19 e demais enfermidades.
Em nota, o prefeito municipal, Vinícius Pegoraro (MDB) relembrou a concretização da reabertura e sua importância à comunidade.
“Dá orgulho de saber que o nosso complexo hospitalar que estava em colapso está com sua Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em pleno funcionamento e planejando o seu futuro. Aqui, no Hospital, as coisas não estão todas resolvidas, mas juntos vamos seguir trabalhando, fazendo a nossa parte. Nosso município agora é respeitado. E isso ninguém pode tirar da gente!”, relembra.
Trabalho em conjunto
As equipes da UTI atuam desde sua reabertura de forma organizada e metódica, conforme relatou a responsável técnica, Elizandra Mota Cardoso. Os funcionários são divididos em três turnos de atuação, manhã, tarde e noite.
A equipe é composto por diversos profissionais: responsável técnica, técnicos enfermagem, enfermeiros em cada turno, médicos plantonistas, médicos rotineiros, responsáveis pela higienização e fisioterapeutas.
Em entrevista concedida ao Canguçu Online, há um ano atrás, a gestora do Hospital, Miriam Neutzling, reforçou o trabalho em equipe desenvolvido.
“Obrigada a Deus por ter nos auxiliado na reabertura da UTI, tão importante para o nosso município e região e a todos os profissionais da saúde que seguem dedicando seu trabalho para salvar vidas. Vamos continuar trabalhando para que nosso hospital siga crescendo e sendo referência para a região”, concluiu.
Quer receber todas as notícias na palma da sua mão? Entre no grupo de WhatsApp do Canguçu Online.