Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Mais Médicos foi relançado nesta segunda-feira

Na nova formulação, o Mais Médicos prevê contrato de quatro anos e expansão do número de profissionais para 28 mil. Confira o que mudou no programa:


O Programa Mais Médicos pelo Brasil foi relançado pelo governo federal nesta segunda-feira (20). A iniciativa pretende expandir de 13 mil para 28 mil o número de profissionais em atendimento pelo SUS no país.

O valor das bolsas continuará o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.

Na nova formulação, o Ministério da Saúde irá fazer a seleção dos médicos, e os municípios arcarão com os custos. O maior problema identificado pelas prefeituras é para o preenchimento das vagas ociosas, e não apenas o custeio.

Atualmente, o governo federal ainda mantém vagas preenchidas de editais do programa Médicos pelo Brasil, criado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa é paralela ao Mais Médicos, e não será afetada pelo relançamento do programa.

O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao todo, o investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões.

Diante das críticas às contratações de médicos cubanos, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a prioridade de contratação será de brasileiros com diploma válido no país.