Natal Serra do Sul: secretaria de saúde realiza ação sobre doenças sexualmente transmissíveis em Canguçu
Natal Serra do Sul: secretaria de saúde realiza ação sobre doenças sexualmente transmissíveis em Canguçu
Os cuidados com a saúde também são importantes nesse tempo de celebração do Natal. Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde está participando da programação natalina de Canguçu com a divulgação e orientação sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Ações
Durante a primeira noite do Natal Serra do Sul 2022, a secretaria realizou uma ação voltada ao Dezembro Vermelho, que visa a conscientização, mobilização e prevenção ao enfrentamento do HIV/AIDS e outras IST. No local foram distribuídos panfletos orientativos e preservativos.
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Acesse a cartilha completa neste link e saiba mais sobre o tema.
- Tipos mais comuns:
HIV/AIDS, sífilis, hepatites virais, HPV, gonorreia, infecções por clamídia, herpes genital.
- Contágio:
São transmitidas principalmente por meio do contato sexual sem o uso de preservativo, uso de seringa por mais de uma pessoa, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados. A transmissão de IST também pode acontecer através da pessoa gestante para o bebe.
- Prevenção:
– Realizar regularmente testes rápidos de IST’s;
– PrEP é a utilização do medicamento antirretroviral Por pessoas que não vivem com HIV, mas apresentam mais possibilidades de exposição ao HIV. Com o medicamento já circulante no sangue no momento do contato com o vírus, o HIV não consegue se estabelecer no organismo.
– A PEP é a utilização da medicação antirretroviral após qualquer situação em que exista a exposição ao HIV. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo, por isso a importância de iniciar esta profilaxia dentro do prazo de até 72 horas, sendo o tratamento mais eficaz iniciado nas primeiras horas após a exposição. O tratamento deve ser seguido por 28 dias.
Fonte: Prefeitura