Canguçu, segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Menu

Primeiro lote de vacina contra varíola dos macacos chega no RS nesta terça-feira

O público-alvo é bastante restrito, sendo priorizadas pessoas com HIV/Aids, outras que tiveram contato com suspeitos ou confirmados e profissionais que trabalham em laboratório diretamente com o vírus da mpox.


O primeiro lote de vacinas contra a mpox, chamada no passado de “varíola dos macacos”, chega nesta terça-feira (14) ao Rio Grande do Sul. Segundo o Estado, são 1.388 doses e o início da aplicação será definido nos próximos dias. O público-alvo, definido pelo governo federal, é bastante específico.

Do total de vacinas, 1.360 serão utilizadas na primeira e na segunda de 680 pessoas com HIV/Aids, que são o grupo que apresenta, atualmente, o maior risco de adoecer gravemente e morrer por conta da doença, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o governo do Estado, outras 28 doses serão utilizadas para a vacinação de 14 pessoas que tiveram contato direto com fluidos ou secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox e que a exposição seja classificada como “de alto ou médico risco, que fazem parte do grupo pós-exposição”.

De acordo com informações divulgadas pelo governo do Estado na segunda-feira (13), ainda não há definição para a chegada das vacinas destinadas a profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus.

No total, o Ministério da Saúde vai distribuir cerca de 46 mil doses por meio do Programa Nacional de Imunizações. A pasta segue a liberação para uso emergencial pela Anvisa.

Ainda não há previsão de repasse para os municípios ou estratégias de vacinação definidas.