Quais as propostas do candidato Fabris Prestes para a saúde em Canguçu
Plano de governo cita intenção de digitalizar a rede pública de saúde
Candidato à prefeitura de Canguçu pelo PT, Fabris Prestes apresenta no próprio plano de governo a intenção de digitalizar a rede pública de saúde. O mesmo fala sobre tornar os agendamentos eletrônicos e interligar os sistemas municipais aos estaduais, agilizando os processos e facilitando o atendimento aos usuários.
O plano de governo cita o objetivo de criar a “Casa de Repouso aos Pacientes e Acompanhantes que moram na zona rural do município e necessitam pernoitar na cidade em razão de deslocamento para atendimento de saúde.”
O documento ainda fala sobre “implantar uma saúde plural com atendimento especial à população negra e LGBTs, realizando estudos quantitativos, testagens, exames, profilaxias e prevenção às ISTs.”
Conheça as propostas de Prestes para a saúde em Canguçu
1. Criar o programa saúde digital, que informatizará a rede publica de saúde, tornando os agendamentos eletrônicos e interligando os sistemas municipais aos sistemas estaduais agilizando os processos e facilitando o atendimento aos usuários.
2. Reativar as unidades básicas de saúde do interior do município que hoje encontram-se fechadas.
3. Requalificar os ESFs existentes e ampliar as coberturas para os distritos que hoje não possuem este tipo de atendimento.
4. Ampliar os horários de atendimento dos ESF da zona urbana de modo a atender a população que não tem disponibilidade de buscar o atendimento nos horários de expediente atuais.
5. Expandir os atendimentos e as unidades básicas de modo a contemplar em especial as comunidades tradicionais e assentados de reforma agrária.
6. Ampliar os serviços de alta e média complexidade que hoje são ofertados em Canguçu.
7. Buscar junto ao Governo Federal a melhoria da infraestrutura do SAMU, com melhorias no espaço físico, materiais e novas ambulâncias.
8. Buscar zerar as filas de espera para cirurgias eletivas e buscar pactuar este serviço para atender demandas dos municípios da região qualificando o serviço prestado pelo Hospital de Canguçu.
9. Revisar e ampliar a lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal, gerenciando os estoques de modo a evitar falta de medicamentos, bem como descentralizar a distribuição de medicamentos tornando-os disponíveis nas unidades de atendimento e implantar um aplicativo que contenha a oferta e disponibilidade dos medicamentos na Farmácia Municipal.
10. Realizar parcerias com as Universidades, para criação de um núcleo de ensino e pesquisa e acompanhamento servindo de base para melhoria dos serviços de saúde.
11. Reestruturar os CAPS e SASME, com disponibilidade de veículos e equipe para atendimentos de saúde mental domiciliar.
12. Requalificar o atendimento à Mulher, ampliando a disponibilidade de exames como mamografia e cito patológico, busca ativa para realização do pré-natal e planejamento familiar.
13. Atenção especial na redução da mortalidade infantil e ampliação da cobertura vacinal infantil e ampliação do atendimento pediátrico.
14. Orientar sobre a prevenção das ISTs, gestação precoce junto a população adolescente de nosso município.
15. Implantar uma saúde plural com atendimento especial a população negra e LGBTs, realizando estudos quantitativos, testagens, exames, profilaxias e prevenção as ISTs.
16. Ampliação dos atendimentos especializados aos idosos, com a criação do Centro de Atenção à População Idosa com atendimentos especializados a esta população em especial as doenças mentais e degenerativas.
17. Atenção especial à saúde de PCDs, com atendimento especializado, e integração entre as APS e Centro de atendimento ao Autismo, promovendo a acessibilidade junto a secretaria Municipal de Saúde com a colocação de Elevador no prédio.
18. Oferecer atendimento odontológico nas UBS e redução da fila de espera junto ao Centro de Especialidades Odontológicas.
19. Criar a ouvidoria municipal da saúde, um canal para reclamações, informações, sugestões e elogios, de modo a aprimorar o atendimento em saúde.
20. Melhorar a estrutura e organização dos transportes da secretaria municipal de saúde, facilitando e humanizando o atendimento dos pacientes.
21. Criar Casa de Repouso aos Pacientes e Acompanhantes que moram na zona rural do município e necessitam pernoitar na cidade em razão de deslocamento para atendimento de saúde.
22. Melhorar a gestão do Hospital de caridade, estruturando a liderança e coordenação da gestão de pessoal, tornando os processos de contratação transparentes e com processos seletivos.
23. Criar o conselho gestor do Hospital de Caridade, com participação dos usuários, profissionais e Secretaria de saúde, ampliando a fiscalização por parte do Conselho Municipal de Saúde de modo a evitar fraudes.
24. Equiparar o calculo do Piso da Enfermagem com base na Lei 14.434/2022.
25. Realizar a reforma da estrutura física do Pronto Socorro, tornando o atendimento humanizado e com autonomia a equipe médica na solicitação e realização de exames.
26. Ampliar os atendimentos especializados de consultas e procedimentos junto ao Hospital de Canguçu.
27. Tornar o hospital autossuficiente em relação aos recursos por meio da eficiência administrativa.