Técnicos e auxiliares de enfermagem da prefeitura realizam movimento por melhorias salariais
Aconteceu, na última sexta-feira (20), um ato de manifesto em frente a Unidade Materno Infantil de Canguçu. Organizado pelos técnicos e auxiliares de enfermagem da prefeitura, a iniciativa busca melhorias salariais para a categoria. Conforme organizadora, “esse é mais um momento em busca de melhorias salariais e correção de divergências”. Protagonizado por profissionais que atuaram […]
Aconteceu, na última sexta-feira (20), um ato de manifesto em frente a Unidade Materno Infantil de Canguçu. Organizado pelos técnicos e auxiliares de enfermagem da prefeitura, a iniciativa busca melhorias salariais para a categoria. Conforme organizadora, “esse é mais um momento em busca de melhorias salariais e correção de divergências”.
Protagonizado por profissionais que atuaram à frente da pandemia de covid-19, a ação aconteceu na sexta (20) por ser o Dia Nacional do Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. A solicitação de um salário “justo e compatível com as atribuições de técnico de enfermagem, a qual nós desenvolvemos em nosso trabalho” também foi feita via plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu, nesta semana.
“Precisamos, através de nosso salário, poder garantir a nossa subsistência. É muito triste não termos recursos financeiros para suprir nossas necessidades básicas, como comer, vestir, pagar luz, pagar água e moradia. Muitas vezes, precisamos depender de terceiros ou vai ficar faltando essas coisas básicas”, contou uma das profissionais.
Funções desempenhadas
Esses profissionais atuam nas unidades de saúde Canguçu, desenvolvendo, entre outras funções, transporte de pacientes para outros municípios, atendimento de emergências e acidentes, registro de sinais e sintomas apresentados pelos doentes, fazendo curativos e ministrando medicamentos. Também realizam a coleta de material e preparação de pacientes para exames.
Os atendimentos de pacientes com coronavírus e sintomas gripais é quase que diário “atendemos direto”. O trabalho desempenhado pelos agentes de saúde é imprescindível à assistência e recuperações de pacientes enfermos.
Para que a solicitação dos profissionais seja atendida, é necessário que o Poder Executivo (Prefeitura) encaminhe à Câmara de Vereadores um projeto de lei que reajuste o padrão salarial da classe, no município.
“Trabalhamos com respeito e profissionalismo, exercendo nossa função com excelência, atendendo a toda a comunidade com as ferramentas que nos são disponibilizadas, muitas vezes usando o que é nosso em prol da Prefeitura. Até mesmo lançamos mãos de recursos nossos, sempre visando melhor atendimento.
Dando o nosso melhor e só queremos poder viver com dignidade. É por isso que vimos a público manifestar nosso pedido de uma remuneração mais justa e compatível com a função que desempenhamos em nosso dia a dia”, reforça.